388996_409595639079172_1737751954_n.jpg
Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen

Frederico Westphalen (Segunda-feira, 25-06-2012, Gaudium Press)
Nas comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Frederico Westphalen, o Bispo Diocesano, Dom Antônio Carlos Rossi Keller, falou com exclusividade para a Agência Gaudium Press. Historiou desafios vencidos e o Ano Jubilar, mostrou a relação entre o cinquentenário diocesano e o "Ano da Fé", comentou o Sínodo Diocesano, e apontou suas propostas para o futuro.

Eis as palavras de Dom Keller:

Gaudium Press - Quais foram os principais desafios vencidos pela Diocese ao longo desses 50 anos?

Dom Keller -
Nossa Diocese venceu muitíssimos desafios nestes anos todos, entre eles as dificuldades próprias de sua localização, no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Durante anos, não existia sequer um metro de estrada asfaltada por aqui. Além disso, inicialmente o reduzido número de sacerdotes, as dificuldades normais de uma realidade agrícola. Enfim, dificuldades inerentes a uma Igreja que nascia  quase sem nenhum planejamento, já que era a intenção do Bispo de Santa Maria, na época, ainda aguardar alguns anos para a criação da Diocese de Frederico Westphalen. A decisão do Santo Padre, o Papa João XXIII foi, na verdade, foi uma surpresa para todos. 

GP - Como foram celebrados os 50 anos da Diocese de Frederico Westphalen?

Dom Keller -
Nossa Diocese celebrou seu Jubileu de Ouro a partir de duas datas significativas.

As comemorações iniciaram-se no dia 21 de maio de 2011, dentro da já tradicional Romaria Diocesana a Três Passos, no local do martírio de nossos beatos, Manuel e Adílio. A partir daí, iniciamos o Ano Jubilar, já que a Diocese foi criada exatamente no dia 21 de abril de 1962, pelo Beato João XXIII.

539405_409595585745844_1384288629_n.jpg
Centenas de fiéis estiveram presentes na cerimônia de Jubileu da
Diocese de Frederico Westphalen
 

O Ano Jubilar foi marcado fortemente pela realização do 1º Sínodo Diocesano, com 10 Sessões de trabalho, no período de 10 meses. Todas as Paróquias e realidades eclesiais presentes na Diocese escolheram seus delegados sinodais. Tivemos a participação de cerca de 270 Delegados , além dos padres. Foi um momento de Graça de Deus a realização do Sínodo, que abriu novas perspectivas pastorais para nossa Igreja Diocesana. O Tema do Sínodo foi: "Chamados a colaborar na edificação da Igreja , Corpo de Cristo e a anunciar o Evangelho". O lema do Sínodo foi: "Igreja de Comunhão em Missão".

O Ano Jubilar foi encerrado no domingo, dia 24 de junho, com o encerramento do Sínodo Diocesano e a Celebração da Sagrada Eucaristia. Neste dia, comemoramos os 50 anos da instalação da Diocese e posse de seu primeiro bispo. Com imensa alegria, recebemos, para este dia, uma especial Benção Apostólica do Santo Padre, o Papa Bento XVI. 

GP - Que relação poderia ser feita entre as comemorações do Ano de Jubileu de Ouro diocesano e a realização do "Ano da Fé" que se inicia também em 2012?

Dom Keller -
Bem, a celebração dos 50 anos de nossa Diocese, de certa forma, com a realização do Sínodo Diocesano, antecipou o estabelecimento de iniciativas previstas pela celebração do Ano da Fé. Entre elas saliento, por exemplo, a revisão que já está em realização dos nossos Catecismos Diocesanos, procurando adequá-los mais profundamente no Catecismo da Igreja Católica.

182172_409593832412686_326049178_n.jpg
O Ano Jubilar foi encerrado no domingo, 24, com o encerramento do
Sínodo Diocesano e a Celebração da Sagrada Eucaristia.
 

GP - Um dos acontecimentos deste ano jubilar foi a realização do primeiro Sínodo Diocesano. O que a Diocese de Frederico Westphalen espera dele?

Dom Keller -
Nossa expectativa em relação ao Sínodo é a de que a sua realização nos ajude a sermos uma Igreja mais fiel aos apelos de Deus frente às exigências de nossa realidade. Saímos do Sínodo mais unidos como Igreja Diocesana, mais firmes na fé católica, mais dispostos a sermos uma "Igreja de Comunhão em Missão".

GP - Que propostas o senhor teria para o futuro da Diocese de Frederico Westphalen?

Dom Keller -
Minha proposta, como Bispo Diocesano desta bela Igreja Particular é a de que procuremos aplicar, em todas as realidades pastorais de nossa Diocese, aquilo que o lema do Sínodo exprime. Hoje, o testemunho de Unidade e Comunhão, com o Santo Padre o Papa, com toda a Igreja, e entre nós é um grande sinal para o mundo e um fortíssimo argumento para a evangelização de nossa realidade social e humana. (EPC)