Loreto - Itália (Sexta-feira, 28-09-2018, Gaudium Press) Entre os dias 1º e 3 de outubro, a XV Coordenação Nacional da Obra Romana de Peregrinações (ORP) terá lugar no Santuário da Santa Casa de Loreto, na Itália, que reúne todos os anos as pessoas que colaboram com a instituição promotora de peregrinações. "A experiência do ORP à serviço da realidade eclesial" será o tema do encontro, que se concentrará especialmente nos jovens.

Santa Casa de Loreto, na Itália, acolherá encontro da Obra Romana das Peregrinações

Dom Remo Chiavarini, Delegado Administrador da ORP, fará a abertura do evento. Em seguida, o bispo auxiliar da Diocese de Roma, Dom Paolo Selvadagi, refletirá sobre "A experiência da peregrinação na vida dos jovens".

No final, haverá uma mesa redonda coordenada por Don Gionatan De Marco, coordenador do Escritório para a Pastoral do Tempo Livre, Turismo e Esporte da Conferência Episcopal Italiana. Entre os convidados estarão o Padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; Padre Andrè Cabes, Reitor do Santuário de Lourdes; e o padre Rifat Bader, pároco do Sagrado Coração de Jesus em Naour, na Jordânia.

A tarde do primeiro dia continuará com Dom Fabio Dal Cin, Arcebispo de Loreto, que abordará o tema "Aqui está o servo do Senhor (Lc 1,38) Carisma e peculiaridade do Santuário da Santa Casa de Loreto". Na sequência, o Bispo Pierbattista Pizzabala, Administrador Apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, falará sobre a experiência da peregrinação na Terra Santa, em "No caminho depois dos passos e nos lugares de Jesus, jovens na Terra Santa". O primeiro dia terminará com uma solene Eucaristia, presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário do Papa para a Diocese de Roma.

No dia 2 de outubro, o encontro terá como objetivo aprofundar em alguns aspectos técnicos os sacerdotes do Centro Pastoral da Obra Romana de Peregrinação. Às 18h, os participantes rezarão o Santo Rosário, que será orientado pelo Padre Franco Carollo, Reitor do Santuário da Santa Casa de Loreto.

As atividades serão encerradas na quarta-feira, 3, com algumas reflexões oferecidas pelo bispo Dom Chiavarini.

Como parte do evento, será apresentado o catálogo de peregrinações 2019, em sua versão dedicada às paróquias, dioceses e realidades eclesiais.

"Os jovens e as famílias, que serão objeto de programas específicos, estarão mais presentes em nossas viagens, um sinal de que a questão do sagrado e em particular, a busca pelo sentido da própria vida continua sendo um estágio inevitável do crescimento pessoal ", declarou Dom Remo Chiavarini.

A Obra Romana das Peregrinações é também conhecida como a "Agência de Viagens do Vaticano". Nasceu há 84 anos, em 1934, com uma missão que vai além de oferecer peregrinações. Sua finalidade é dar assistência a todos aqueles que iniciam um caminho de encontro com Deus através dos lugares santos existentes na Itália e além das fronteiras do país europeu, encontrando na peregrinação um instrumento e um lugar privilegiado para a evangelização e a catequese. (LMI)

Da redação Gaudium Press, Com informações do site RomaSette.it