Trindade - Goiás (Sexta-feira, 03-08-2018, Gaudium Press) Em construção desde 2012 e a pouco mais de um quilômetro do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o projeto do novo santuário contará com 145 mil metros quadrados de área construída.

Trindade (GO) terá a segunda maior igreja católica do país

O templo em construção terá aproximadamente 12 mil metros quadrados, o que fará do local a segunda maior igreja do Brasil e a terceira do mundo. Além disso, haverá lugares para mais de 6 mil pessoas sentadas ou 13 mil de pé. Já a praça ao seu redor será capaz de abrigar até 250 mil pessoas.

Por sua vez, a torre, de 110 metros de altura, abrigará 74 sinos, incluindo o maior sino de badalo do mundo, o Vox Patris, de 50 toneladas.

Estando à frente dos trabalhos artísticos está Marko Ivan Rupnik, um dos maiores artistas sacros da atualidade. O jesuíta esloveno é diretor do Centro Aletti, em Roma, e é responsável por obras em mosaico em igrejas de renome, entre elas, o Santuário de Lourdes, a Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, o Santuário de São Pio de Pietrelcina, o Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, e a Capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

Os mosaicos de Rupnik e sua equipe deverão cobrir entre 50 e 60 mil metros quadrados das paredes do novo templo goiano.

Para acompanhar a construção do novo santuário e o crescimento da devoção, o Padre Robson de Oliveira, reitor da basílica entre 2003 e 2015, fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e atual superior provincial dos redentoristas, em Goiás, fez a proposta de um plano de desenvolvimento estratégico, intitulado "Trindade +20". "Trindade vai crescer e ser uma cidade muito importante e forte, uma referência para católicos e não católicos", destacou.

Trindade (GO) terá a segunda maior igreja católica do país

Construído entre 1958 e 1994, o atual santuário é o local da tradicional romaria e da festa em louvor ao Divino Pai Eterno desde 1974. Em 2018, as celebrações em honra ao Padroeiro receberam cerca de 3 milhões de romeiros durante os dez dias de novena e de festejos, consolidando Trindade como o segundo maior destino religioso do Brasil, atrás apenas de Aparecida. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Aleteia