Portugal - Fátima (Segunda-feira, 29-07-2019, Gaudium Press) Entre a noite de quinta-feira, 25 de julho, e a manhã de sexta-feira, 26, desconhecidos vandalizaram as imagens entre a terceira e a sétima estações da Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, em Fátima (Portugal), pichando palavras obscenas nas mesmas.
O gabinete de comunicação deste Santuário mariano declarou que "este ato revela desrespeito por um lugar importante para os crentes". O caso foi entregue às autoridades, e a limpeza dos monumentos já foi iniciada.
"Prometemos ser breves mas há condicionantes técnicas que têm de ser observadas nomeadamente a escolha e o teste dos produtos que serão mais adequados para remover a tinta amarela da cantaria, que é feita de uma pedra especial", asseguram.
Devido à este ato de vandalismo, o Santuário colocou tapumes em frente de cada estação vandalizada, com uma imagem da referida estação, enquanto prossegue com a limpeza.
De acordo com Carmo Rodeia, porta-voz do Santuário, "esta zona não fica no coração do Santuário, mas é um espaço devocional muito importante, sobretudo para grupos organizados que visitam Fátima, muitos deles estrangeiros. Queremos que as pessoas façam a Via-Sacra sem constrangimento".
A Via-Sacra, do Caminho dos Pastorinhos, foi construída com o apoio dos católicos Húngaros na década de 1960. Sua primeira pedra foi abençoada em 21 de junho de 1959 e as estações foram abençoadas em 12 de maio de 1964. Os painéis das estações, em baixo relevo são da autoria de Maria Amélia Carvalheira da Silva.
Esse espaço é usado normalmente em três momentos ao longo do ano: a Via-Sacra na Sexta-feira Santa; em 21 de março, para assinalar a data das Aparições do Anjo, ocorrida em 1916; e no dia 19 de agosto, para recordar a aparição de Nossa Senhora nos Valinhos. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas