Em 1º de março de 1956, Dr. Plinio publica1 seu primeiro artigo sobre as alocuções do Papa Pio XII, então reinante, ao Patriciado e à Nobreza romana. O título: “Um hino de amor sobe ao trono do Pontífice imortal”. Outros dois artigos se seguiriam, nos meses de abril e maio. Era intenção de Dr. Plinio publicá-los como homenagem ao octogésimo aniversário do Papa Pacelli, que ocorria no dia 2 de março.
Aproveitando-se das audiências de felicitações pelo Ano Novo, concedidas ao Patriciado e à Nobreza da urbe romana, Pio XII proferiu 14 alocuções magistrais que serviram para relembrar princípios importantíssimos da ordem social, entre eles o de que compete às elites uma missão fundamental a cumprir na despersonalizada e massificante sociedade atual.
Para Dr. Plinio, era vital fazer ecoar essas mensagens, sumamente válidas para as elites do Brasil, como afirmou no mencionado artigo:
“É indispensável que esta classe conheça sua missão no Brasil contemporâneo. É igualmente importante que os numerosos homens de pensamento que nos lêem, se inteirem do ensinamento do Santo Padre Pio XII sobre o papel das tradições e as elites de hoje. (...) A clarividência de Pio XII pôs, ao lado de diretrizes altamente confortadoras para os amigos da tradição, também muitas verdades amargas sobre defecções de algumas elites, seu desejo de gozo, e de gozo às vezes imoral (...). As elites tradicionais não têm (...) o direito de se dissolver numa vida de prazeres, de desaparecer na massa, confundindo-se com esta, esquecidas de sua missão e de sua tradição ou de viver fechadas como num casulo em sua vida particular, digna, mas obscura e vazia.”
Por muitos anos propagou-se a repercussão desses três artigos, até que, no início da década de 1990, Dr. Plinio se dedicou a um trabalho de atualização e aprofundamento do conteúdo dessas alocuções. Em 1993 publicou o livro Nobreza e elites tradicionais análogas, nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana, o qual foi divulgado com expressivas cartas de elogio de quatro cardeais e vários teólogos de fama mundial. Nessa obra, recolheu ensinamentos dos Papas posteriores a Pio XII, abordando o crucial papel desempenhado, em todos os níveis da sociedade, pelas elites dinâmicas constituídas segundo a moral católica, além de mostrar como o conjunto do edifício social naufraga quando elas não cumprem com os deveres que lhes são inerentes.2 (Revista Dr. Plinio, Março/2004, n. 72, p. 5).
1) Em Catolicismo, nº 63
2) Na seção Denúncia Profética o leitor encontrará outras importantes considerações de Dr. Plinio sobre o papel das elites na sociedade.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas