O Terceiro Segredo de Fátima – publicado em 2001 por S.S. João Paulo II – foi objeto de todo tipo de especulações, ao longo do século XX, com o intuito de decifrar o seu conteúdo.

No entanto, Nossa Senhora revelou à Irmã Lúcia outro segredo muito importante, e a este poucos deram o devido valor: um meio seguro de obter de Deus a eterna salvação. É a devoção dos Cinco Primeiros Sábados.

Em carta dirigida à sua mãe, a Irmã Lúcia exprime com toda simplicidade e candura seu empenho em que todos a ponham em prática:

 Queria também que a Mãe me desse a consolação de abraçar uma devoção que sei é do agrado de Deus, e que foi a nossa querida Mãe do Céu Quem a pediu. Logo que tive conhecimento dela, desejei abraçá-la, e fazer com que todos os demais a abraçassem.

Nossa Senhora havia aparecido à Irmã Lúcia, algum tempo antes, e lhe havia dito:

Olha, minha filha, o Meu Coração, cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões.

Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.

Na carta para sua mãe, a Irmã Lúcia explica alguns detalhes dessa devoção:

A confissão pode ser noutro dia, e os 15 minutos é o que me parece lhe vai fazer mais confusão. Mas é muito fácil. Quem não pode pensar nos mistérios do Rosário?! Na anunciação do Anjo e na humildade da nossa querida Mãe, que, ao ver-se tão exaltada, chama-se escrava?

Na paixão de Jesus, que tanto sofreu por nosso amor?! E a nossa Mãe Santíssima junto de Jesus, no Calvário?! Quem não pode assim, nestes santos pensamentos, passar 15 minutos, junto da Mãe mais terna das mães?!

Os Arautos promovem em numerosas paróquias, nos países onde
atuam, a devoção dos Cinco Primeiros Sábados. 

Leitor, se tiver possibilidade, junte-se a eles, no próximo primeiro sábado, para atender o pedido que Nossa Senhora fez à Irmã Lúcia e faz a cada um de nós também: “Tu, ao menos, vê de Me consolar”…

"Tu, ao menos vê de Me consolar"...