Ingredientes
Para a massa:
- 6 ovos
- 100 g de açúcar
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 ½ colher de sopa de chocolate em pó.
Para o recheio:
- 800 g de doce de leite
- 200 g de creme de leite
- 300 g de nozes sem casca.
Para a calda:
- ½ litro de água
- 3 cravos
- 3 pedaços de canela em pau
- 1 casca inteira de laranja
- rum, conhaque ou licor.
Para a cobertura:
- ½ litro de creme chantilly
- 200 g de chocolate em barra (meio amargo)
- uma dúzia de nozes inteiras (para decoração).
Modo de preparo
Da massa:
Bata as claras em neve, com açúcar. Acrescente as gemas e bata por mais uns 5 minutos. Mude a velocidade da máquina para média, acrescente a farinha e o amido de milho misturados e bata um pouco mais.
Despeje sem demora a mistura numa forma redonda revestida de papel-alumínio ou papel-manteiga e asse em forno médio, já preaquecido, por 12 a 15 minutos.
Do recheio:
Com uma colher, misture o doce de leite e o creme de leite. Quando tiverem formado um conjunto homogêneo, acrescente as nozes picadas.
Da calda:
Coloque numa panela a água, os cravos, a canela e a casca de laranja. Leve ao fogo até ferver. Depois de esfriar, junte o rum ou conhaque.
Modo de montar
Corte ao meio a massa e derrame a calda por igual nas duas partes.
Em seguida, espalhe o recheio sobre a metade inferior e recoloque em cima a outra. Cubra por inteiro com o creme chantilly e deixe por uma hora no refrigerador.
Derreta o chocolate e verta-o sobre o bolo para formar uma cobertura. Complete a decoração com nozes. Caso não deseje que a cobertura fique crocante, acrescente creme de leite ao chocolate derretido.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas