Além do que os sentidos captam
A beleza é a expressão visível do bem, do mesmo modo que o bem é a condição metafísica da beleza. Justamente o entenderam os gregos, quando, fundindo os dois conceitos, cunharam uma palavra que abraça a ambos: kalokagathía, ou seja, beleza-bondade.
A este respeito, escreve Platão: “A força do bem refugiou-se na natureza do belo” (Filebo, 65A). […]
Toda a intuição artística autêntica ultrapassa o que os sentidos captam e, penetrando na realidade, esforça-se por interpretar o seu mistério escondido.
Ela brota das profundidades da alma humana, lá onde a aspiração de dar um sentido à própria vida se une com a percepção fugaz da beleza e da unidade misteriosa das coisas.
SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.
Reflexo da infinita beleza de Deus
O homem e todas as suas ações devem manifestar, em louvor e glória do Criador, a infinita perfeição de Deus, e imitá-la tanto quanto possível.
Por isso o homem, destinado por sua natureza a alcançar esse fim supremo, deve, no seu agir, conformar-se ao divino arquétipo, e nessa direção orientar todas as faculdades da alma e do corpo, ordenando-as retamente entre si e devidamente domando-as para alcançar o fim.
Portanto, também a arte e as obras artísticas devem ser julgadas com base na sua conformidade com o fim último do homem; e, por certo, deve a arte contar-se entre as mais nobres manifestações do engenho humano, porque atinente ao modo de exprimir por obras humanas a infinita beleza de Deus, de que é ela o revérbero.
PIO XII. Musicæ sacræ disciplina, 25/12/1955.
Participação no poder criador de Deus
Deus chamou o homem à existência, dando-lhe a tarefa de ser artífice. Na “criação artística”, mais do que em qualquer outra atividade, o homem revela-se como “imagem de Deus”, e realiza aquela tarefa, em primeiro lugar plasmando a “matéria” estupenda da sua humanidade e depois exercendo um domínio criativo sobre o universo que o circunda.
Com amorosa condescendência, o Artista Divino transmite uma centelha da sua sabedoria transcendente ao artista humano, chamando-o a partilhar do seu poder criador.
SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.
Arte sacra: fundamento de toda arte
As artes, ao tender para Deus, modelo eterno de toda beleza, do qual procedem as espécies e as formas singulares que há na natureza das coisas, afastam-se com mais facilidade do vulgar e expressam com muito mais força a realidade captada pela mente, no que consiste a vida da arte.
Não se pode dizer quanto bem tem feito a arte posta a serviço da religião, ao oferecer a Deus tudo quanto em sua riqueza e variedade, beleza e elegância de formas há de mais digno.
Eis a origem da arte sacra, na qual se fundamentaram e ainda se fundamentam todas as artes profanas.
SÃO PIO X. Iucunda sane, 12/3/1904.
Alimento para a fé, decoro da Liturgia
A arte possui uma capacidade muito própria de captar os diversos aspectos da mensagem, traduzindo-os em cores, formas, sons que estimulam a intuição de quem os vê e ouve.
E isto, sem privar a própria mensagem do seu valor transcendente e do seu halo de mistério. […]
Quantas composições sacras foram elaboradas, ao longo dos séculos, por pessoas profundamente imbuídas pelo sentido do mistério!
Crentes sem número alimentaram a sua fé com as melodias nascidas do coração de outros crentes, que se tornaram parte da Liturgia ou pelo menos uma ajuda muito válida para a sua decorosa realização.
SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.
Fé: condição para a vida da cultura
Deste contato do coração com a Verdade que é Amor nasce a cultura, nasceu toda a grande cultura cristã. E se a fé permanecer viva, também esta herança cultural não morrerá, mas permanecerá viva e presente.
Os ícones falam também hoje ao coração dos fiéis, não são realidades do passado. As catedrais não são monumentos medievais, mas casas de vida, onde nos sentimos “em casa”: encontramo-nos com Deus e encontramo-nos uns com os outros.
Nem sequer a grande música – o gregoriano, ou Bach, ou Mozart – é algo do passado, mas vive da vitalidade da Liturgia e da nossa fé. Se a fé for viva, a cultura cristã não se tornará algo do “passado”, mas permanecerá viva e presente.
BENTO XVI. Audiência geral, 21/5/2008.
O Evangelho é fonte de inspiração para a arte
O artista vive sempre à procura do sentido mais íntimo das coisas; toda a sua preocupação é conseguir exprimir o mundo do inefável. Como não ver então a grande fonte de inspiração que pode ser, para ele, esta espécie de pátria da alma que é a religião?
Não é porventura no âmbito religioso que se colocam as questões pessoais mais importantes e se procuram as respostas existenciais definitivas? […]
O Cristianismo, em virtude do dogma central da Encarnação do Verbo de Deus, oferece ao artista um horizonte particularmente rico de motivos de inspiração.
Que grande empobrecimento seria para a arte o abandono desse manancial inexaurível que é o Evangelho!
SÃO JOÃO PAULO II. Carta aos artistas, 4/4/1999.
“Via pulchritudinis”, itinerário de fé
O que pode voltar a dar entusiasmo e confiança, o que pode encorajar o ânimo humano a reencontrar o caminho, a elevar o olhar para o horizonte, a sonhar uma vida digna da sua vocação, a não ser a beleza? […]
Precisamente pela sua característica de abrir e alargar os horizontes da consciência humana, de remetê-la para além de si mesma, de aproximá-la ao abismo do Infinito, pode tornar-se um caminho para o transcendente, para o mistério último, para Deus. […]
Fala-se, a este propósito, de uma via pulchritudinis, um caminho da beleza que constitui ao mesmo tempo um percurso artístico, estético, e um itinerário de fé, de busca teológica. […]
Portanto, o caminho da beleza conduz-nos a colher o Tudo no fragmento, o Infinito no finito, Deus na História da humanidade.
BENTO XVI. Discurso, 21/11/2009.
Resposta às grandes inquietudes da humanidade
O desejo do bem, da beleza, da verdade está enraizado no “DNA da humanidade”; e é a partir dessa aspiração profundamente humana e da nossa experiência plurissecular que a Igreja propõe caminhos para uma vida digna e para o bem comum. […]
A Igreja partilha com humildade, mas também com firmeza, aquilo que descobriu na experiência da fé: que Jesus Cristo responde às grandes perguntas sobre a vida humana e a sua plenitude, já neste mundo e até ao seu ápice na eternidade. […]
E precisamente porque cultura evoca cultivo, como sugere a raiz etimológica que ambos os termos partilham, somos chamados a perguntar-nos: o que semeamos hoje?
O que floresce e o que murcha silenciosamente na nossa sociedade?
Que valores estamos a preservar e quais estamos a deixar morrer? São perguntas profundas, necessárias, que não podem ser ignoradas.
Novembro de 2026, nº 299
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas