Às dez horas da manhã do dia 29 de junho, Dr. Plinio embarcou em Paris com destino ao Brasil. Em nenhum momento precisara a data de seu regresso, com o objetivo de poupar a Dona Lucilia “a angústia da travessia”.1 No entanto, logo ao chegar ao Rio de Janeiro, pediu que sua mãe fosse avisada, a fim de com ela poder falar pelo telefone. Após cerca de dois longos meses de ausência, pôde ela ter uma longa “prosinha” com seu “queridão”.
“Filhão, graças a Deus, você é o mesmo!”
Na manhã seguinte, Dona Lucilia não seguiu a recomendação médica de repousar até mais tarde, com o intuito de deixar tudo pronto para receber seu filho. Havia mandado preparar um farto lanche a ser servido quando Dr. Plinio chegasse, pois certamente viria cansado da viagem e precisaria recompor as forças.
Uma vez tudo pronto, sentou-se à espera dele no hall do apartamento. Imenso foi o júbilo que lhe inundou a alma ao vê-lo assomar à porta. Abraços, beijos e bênçãos foram as primeiras manifestações de gáudio. Dona Lucilia, sempre idêntica a si própria, não poderia deixar de aliar aos extremos de alegria, uma infatigável vigilância. Após os afetuosíssimos cumprimentos, ela se afastou um pouco de seu filho e o fitou atentamente, com seu tranquilo, sereno, mas penetrante olhar. Dr. Plinio não entendeu logo qual a intenção de sua mãe, mas, na expectativa, nada lhe disse. Ao cabo de alguns instantes de observação, concluiu ela, contente:
— Filhão, graças a Deus, você é sempre o mesmo!
A seguir, dirigiram-se todos à sala de jantar, onde Dr. Plinio contou as primeiras impressões da viagem, enquanto tomava o saboroso lanche que o esperava.
Vigilantes apreensões maternas
Aquela tocante atitude de Dona Lucilia revela como a virtuosa preocupação pela perseverança de seu filho não só não esmorecia com o passar dos anos, mas pelo contrário crescia tanto quanto a estima que ela lhe devotava. Apesar de conhecê-lo bastante bem e ter plena certeza de ser ele “o melhor dos filhos”, não se fazia qualquer ilusão acerca da natureza humana. E por isso jamais faria o seguinte raciocínio: “Plinio é muito bom filho, católico exemplar e, portanto, na Europa não corre risco algum! Posso ficar inteiramente tranquila”.
Seu modo de ver a realidade era bem diverso e ela deve ter pensado o contrário:
“É bem verdade que ele é um bom filho, mas, como todo homem, pode cair. A Europa é um continente de sedução e de prazeres. Ele vai com razoável quantia de dinheiro para gastar, levará uma vida bem diferente da que tem no Brasil. Irá a grandes restaurantes, estará em hotéis excelentes, de vida social intensa, frequentará a sociedade. Nos museus verá uma porção de obras de arte puras, mas outras que não o são. O que passará por seus olhos e por sua imaginação durante a viagem? Essa velha Europa, eu e ele a admiramos tanto, mas… restituir-me-á ela meu filho tal e qual ele é, ou com o espírito desfavoravelmente marcado?”
Essas apreensões, acumuladas ao longo dos dois meses de ausência, foram logo dissipadas após os primeiros instantes de análise, feita, aliás, muito mais com o coração do que com as vistas. Agora ela poderia reconfortar-se com a presença de seu filho, que tanto tinha para lhe contar de quanto vira na velha Europa: as maravilhas da França, os esplendores de Roma, as glórias da Espanha, os encantos de Portugal.
Porém, a companhia dele não duraria muito tempo. Passados dois meses, um amigo de outro estado do Brasil propôs-lhe realizar ali um trabalho que, segundo julgava, poderia beneficiar a causa católica.
Nova separação
Dr. Plinio, apesar de ver poucas possibilidades de êxito no empreendimento, aceitou a proposta por amizade à pessoa que o convidava. Essas novas atividades exigiam dele a permanência por algum tempo no próprio local, e assim, em setembro, para lá partiu.
Levantava-se para Dona Lucilia um novo dilema: por um lado desejava que seu filho obtivesse bom resultado, e nessa intenção rezava com ardor, mas, por outro, um eventual sucesso dele implicaria uma inevitável e mais prolongada separação.
Apesar de tudo, estava disposta a qualquer sacrifício em favor das exigências do apostolado. Numa carta enviada a Dr. Plinio, destacam-se palavras de conselho, perfumadas de sabedoria, nas quais o sentimento cede lugar à razão:
São Paulo, 28-IX-950
Filho querido!
Fui hoje à igreja de Stº Antonio, onde comunguei e rezei muito por ti para que sejas muito feliz […], e possas estar logo de volta. Como a nossa casa fica insonsa e feia sem você! Mas também, quando você vem, entra a primavera! Rosée tem vindo com frequencia, e hontem, em “vol d’oiseau”,2 esteve Maria Alice. Penso que você e [seu amigo] devem estar bem cansados com este trabalho […], e por isso, é conveniente que [ele] venha com você para descansar um pouco.
Pretendo, terminando esta, ir a um cinema, para contar depois a história para o meu queridão. Por maiores que sejam as minhas saudades, aconselho-te a que não voltes antes de saber o resultado [do trabalho] ahi, pois de outro modo, pode parecer pouco caso. Quando se faz qualquer cousa, faz-se bem feito, e até o fim. Paciencia, paciencia querido! Recomenda-me afectuosamente a [teu amigo].
Bem, querido, por hoje chega de prosa.
Com minhas bençans, envio-te muitos beijos e abraços.
De tua mãe extremósa,
Lucilia
“Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem”
Conforme Dr. Plinio receava, o campo não fora bem preparado de modo a alcançar êxito, e por isso resolveu, para gáudio de Dona Lucilia, retornar logo a São Paulo.
Ainda antes de ele dar a conhecer a sua mãe o desfecho de seu empreendimento, esteve em sua casa o amigo que o convidara. Este, conversando com Dona Lucilia, disse-lhe gracejando ter tudo corrido bem. Julgava, com isso, causar-lhe grande satisfação. O visitante obteve como resposta apenas uma reserva polida, sem entusiasmo.
Dr. Plinio notou a reação de Dona Lucilia e estando com ela a sós, durante uma “prosinha”, filialmente perguntou:
— Mãezinha, a senhora acreditou quando ele contou aquilo?
Ela respondeu:
— Sim.
— Surpreende-me que a senhora não tenha manifestado a menor alegria…
Ela então disse:
— Bem, você compreende que se tivesse obtido bom resultado em seus trabalhos, isso o obrigaria a se mudar para longe de casa e vir pouco aqui. E o convívio entre nós diminuiria muito! Para mim isso seria um grande sofrimento. Meu filho, viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem…
“Viver é estar juntos, olhar-se e querer-se bem…” A bela e luminosa frase superiormente exprime o que poderíamos chamar de concepção “luciliana” da vida!
Extraído, com pequenas adaptações, de: Dona Lucilia. Città del Vaticano-São Paulo: LEV; Lumen Sapientiæ, 2013, p.468-472
Notas:
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 298, Outubro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas