Voltar

Carlos Toniolo - Revista Arautos

Um doce e suave presente: a amizade cristã

Alguns personagens são difíceis de esquecer. Um desses era um antigo sacerdote, que com certeza já passara dos oitenta anos. Um homem bem interessante, que não procurava de modo algum esconder a idade; pelo contrário, ufanava-se das décadas vividas como um guerreiro, das batalhas vencidas. Magro, um pouco encurvado e …
Carlos Toniolo - 01, Março 2007

As maçãs douradas

Como eram encantadores aqueles maravilhosos dias iniciais da criação! Nosso pai Adão caminhava deslumbrado pelo Paraíso, inebriado pelos dons que Deus onipotente lhe havia gratuitamente concedido. O primeiro homem havia sido colocado como senhor do Jardim do Éden. E logo percebeu que todos os animais lhe obedeciam, acorrendo com alegria …
Carlos Toniolo - 01, Janeiro 2007

O anjo da Rússia

Desde pequenos, nos é ensinado o reconfortante fato de termos para nossa proteção um Anjo da Guarda. A ele as pequenas crianças cristãs, seja qual for sua língua materna, aprendem a recitar singelas e inocentes orações que invocam seu amparo e sua luz. Menos conhecido é o fato de a …
Carlos Toniolo - 01, Junho 2008

Eloquente e maravilhoso silêncio

Os desafios oferecidos pelo desconhecido sempre atraíram homens ousados e dispostos aos riscos da aventura. Cada geração teve seus desbravadores consagrados. Os grandes navegadores rasgaram as vias oceânicas, os exploradores atingiram o coração das selvas, os alpinistas plantaram suas bandeiras nos picos mais soberbos e, por fim, a tecnologia abriu …
Carlos Toniolo - 01, Maio 2008

As “Stavkirker”, herança da cristianização da Escandinávia

Exatamente como ocorre há milênios, as densas brumas do outono costumam cobrir tanto o mar quanto a terra, nas frias costas do norte da França. No longínquo século IX, porém, não era raro essas brumas serem vistas como mau presságio pelos habitantes da região. Por uma razão muito compreensível. Repetidas …
Carlos Toniolo - 01, Janeiro 2008

A Basílica de São Paulo Extramuros

No começo do século IV, encerrava-se o longo e terrível período das perseguições movidas por Roma contra o Cristianismo. A jovem Igreja, nutrida pelo sangue de seus mártires, saía da escuridão das catacumbas e, já sem receio, passava a pregar à luz do Sol o nome de seu Divino Fundador. …
Carlos Toniolo - 01, Julho 2008

A chama que jamais se extingue

Momentos após expirar no madeiro, Nosso Senhor Jesus Cristo recebia de Longino o derradeiro golpe de lança. E muitos autores cristãos referem, em comentários que ricamente mesclam elevado estudo teológico com a mais fina poesia, que desse lado transpassado do Deus morto, donde verteu sangue e água, nasceu também a …
Carlos Toniolo - 01, Fevereiro 2008

Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos