“Velhos” como certos vinhos…
Nesta Terra herdada de Adão, tudo o que é material está irremediavelmente condenado a perecer: as flores murcham, os alimentos se deterioram, a saúde humana se gasta, os edifícios se transformam em ruínas… Só um fator é necessário: o tempo. Entretanto, para algumas criaturas, como certos vinhos, o decorrer dos …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Janeiro 2016
Elizabeth II da Inglaterra - A humanidade despede-se da rainha
Dia 8 de setembro, quinta-feira. O mundo tomou conhecimento, através dos grandes meios de comunicação, de que a Rainha Elizabeth II acabava de falecer. A morte é sempre cruel e dolorosa, quaisquer que sejam suas circunstâncias. Não obstante, analisada com vistas meramente materiais – as únicas que parecem ter direito …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
31, Outubro 2022
Santa Paula - A obra-mestra do Doutor das Escrituras
Ainda que todos os membros de meu corpo se tornassem línguas e suas articulações falassem com voz humana, nem sequer assim poderia dizer nada digno das virtudes da santa e venerável Paula.[1] É desta forma que São Jerônimo inicia uma de suas cartas, introduzindo o leitor, com tão breves palavras, …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Janeiro 2020
Santo Isidoro de Sevilha – O último Padre da Igreja Ocidental
Pausados, graves e solenes, os sinos da Igreja de Santa Cruz de Jerusalém, a principal de Sevilha, anunciavam a partida deste mundo de seu Arcebispo Isidoro, admirável por sua ciência, por seus escritos e, sobretudo, por sua integridade de vida. Era o dia 4 de abril de 636. Revestido das …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Abril 2016
“A melhor noite da minha vida!”
Aquela aldeia era tão pequenina que parecia perdida no meio dos Alpes. Isolada entre altas montanhas, longe da agitação das vilas e cidades, a tranquilidade reinava nos pitorescos chalezinhos que a compunham. Seus habitantes eram, ademais, profundamente religiosos, e graças à força de sua fé passavam por dificuldades, cansaços e …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Maio 2014
Santa Radegunda - Uma vida de ricos contrastes
Corria o século XV quando o Duque João de Berry, irmão do Rei Carlos V da França, solicitou um fragmento do corpo de Santa Radegunda a fim de colocá-lo na sua capela em Bourges. Obtida a autorização, abriram o túmulo e eis a surpresa: o corpo estava incorrupto. Diante de …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Agosto 2023
Um jovem cheio de luz
Corria tranquilo o ano de 1777 na pequena vila de Bouzillé, nos domínios dos senhores de Bonchamps. Michel Pajot, de apenas seis anos, lá vivia no seio de uma família fervorosamente católica, numa casa simples e aconchegante, embora não fosse rica. Em seu quarto não se encontrava mais adorno que …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Setembro 2016
A lição do castelo
O jovem rei Henrique participara da Santa Missa na Abadia de Santa Maria da Confiança e se preparava para retornar ao palácio, quando um mensageiro, ofegante, se apresentou. — Más notícias, Majestade! – disse o recém-chegado – O marquês Barba Ruiva voltou a atacar o reino pelo leste, matando vossos …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Fevereiro 2015
A Revolução nas tendências – A mais sutil das revoluções… e a mais eficaz
Ao contemplar o lento apagar das luzes da Civilização Cristã, em que paulatinamente seus baluartes foram sendo atacados e deixados em ruínas, até quase nada deles restar, a alma católica ajoelha-se ante tais escombros, outrora cercados de esplendor e promessa, e seu amor parece inquirir daquelas pedras já sem brilho: …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Janeiro 2024
Casa de Deus e Porta do Céu
Poucas figuras há mais respeitáveis que os patriarcas da Antiga Aliança – Abraão, Isaac e Jacó –, cuja história o Divino Espírito Santo quis perpetuar nas páginas das Sagradas Escrituras. Suas vidas se desenrolaram carregadas de promessas e simbolismos, e o infortúnio com o qual Jacó se deparou em sua …
Ir. Maria Beatriz Ribeiro Matos
-
01, Maio 2022