Voltar

Santiago Vieto Rodríguez - Revista Arautos

Falsos deuses e falsos profetas

À primeira vista, a idolatria pode parecer coisa do passado, uma recordação folclórica de povos antigos, ainda afundados na noite dos tempos. E, de modo semelhante, falar hoje de falso profetismo trará, para muitos, ressonâncias de épocas arcaicas ou o sabor de algo enigmático e esotérico cujo significado se desconhece. …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Outubro 2018

Reconciliando o ínfimo com o supremo

Imaginemos uma bela e recolhida capela. A suave luz que incide sobre o vitral policromado, calorosa e acolhedora, dá a impressão de ser enriquecida pela sublime melodia gregoriana que acaba de ser entoada, o hino Alelluia Virga Iesse. É natural que se harmonizem com perfeição duas maravilhas que brotaram de …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Dezembro 2024

Espelhos de Jesus Cristo

Nunca houve incêndio de intolerância contra a Fé Católica tão terrível e implacável como o que sofreu a florescente Igreja do Japão. Pouco depois de o incansável São Francisco Xavier ter chegado com a Boa-Nova ao império secreto do Oriente, em 1549, já os primeiros aromas de santidade se faziam …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Fevereiro 2024

Léon Bourjade – O cavaleiro dos céus

Em 30 de julho de 1925 um destacamento de marinheiros franceses, sob as ordens do comandante Benoist, de religião protestante, desembarca em Porto Leão, na recôndita Papua Nova Guiné, Oceania. Perfilando-se em frente a uma sepultura ornada por uma simples cruz de madeira e alguns lírios vermelhos, os militares apresentam …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Outubro 2024

Um soneto que fala da vocação de cada um

No soneto ¿Qué tengo yo que mi amistad procuras?, o grande Lope de Vega,[1] com sua singular arte cheia de piedade e genialidade, nos convida a meditarmos por um prisma todo especial sobre o chamado que Deus faz a cada um de nós. Que há em mim, que minha amizade …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Julho 2018

“Kintsugi” e a arte do perdão divino

Estamos acostumados ao descartável, ao prático e ao efêmero; além disso, vivemos numa sociedade que, em consequência, é cada vez mais inimiga do pulcro, do elevado e do perene. Desse modo, talvez nos seja difícil compreender uma forma de arte oriental, o kintsugi, que visa restaurar objetos despedaçados de modo …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Abril 2022

Coragem e pureza

As eternas e virginais neves dos Alpes, contra as quais constantemente sopram gélidos ventos, coroam com nobreza os picos de imponentes formações rochosas. Durante o século XIX, quiçá impulsionados pelas saudades do espírito épico que tanto brilhou na Europa de outrora, muitos jovens se lançaram a conquistar os cumes daquelas …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Outubro 2021

O que a arte nos anuncia?

Se a mais alta vocação da arte consiste em unir o celestial ao terreno, o famoso retábulo da Anunciação do Beato Fra Angélico, conservado no Museu do Prado, em Madri, é certamente uma das mais exitosas tentativas de corresponder a esse apelo. Enquadrado habitualmente na história da arte como uma …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Março 2025

O valor do tempo

Dos objetos comuns que usamos no dia a dia, poucos – talvez mesmo nenhum outro – nos sugerem considerações tão peculiares como o relógio. De aparência simples, trata-se, entretanto, de um aparelho complexo que, com as mais diversas formas e tamanhos, faz parte de nosso mobiliário e conveniências, orna tanto …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Janeiro 2023

Ornato e luz primordial

Um sapiencial ensinamento de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira indica a dupla finalidade da indumentária: cobrir o corpo e revelar a alma. O ofício de elaborar trajes é tão elevado que o próprio Deus quis confeccioná-los para o primeiro casal, atingido pelas consequências do pecado (cf. Gn 3, 21). Desde …
Santiago Vieto Rodríguez - 01, Julho 2025

Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos