Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XXI, nº 242, Fevereiro 2022

Assine agora


Editorial


O muro poroso e o estandarte em branco

Uma peculiar parábola, decerto conhecida por alguns de nossos leitores, nos esclarece a respeito do momento presente para os católicos que desejam verdadeiramente abraçar o caminho do bem. Certa vez, um jovem passeava sobre um muro. Do lado direito, encontravam-se Deus e seus filhos; do esquerdo, Satanás e seus asseclas. …
Redação - 01, Fevereiro 2022

A Voz dos Papas


O pecado do século

A partir do Evangelho lido na comunhão eclesial, a consciência cristã adquiriu, no decurso das gerações, uma fina sensibilidade e uma perspicaz percepção dos fermentos de morte que estão contidos no pecado. Esta sensibilidade é capaz também de percepção para individuar tais fermentos nas mil formas assumidas pelo pecado, nos …
Papa São João Paulo II - 01, Fevereiro 2022

Comentário ao Evangelho


Bem-aventurados seremos, se desejarmos as coisas do Céu!

Lc 6, 17.20-26Naquele tempo: 17Jesus desceu da montanha com os discípulos e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 20E, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Fevereiro 2022

Destaque


A paz de Cristo e a paz do mundo

Perguntemos aos homens de nossos dias o que mais anseiam para si e para o mundo, e a maioria certamente responderá: a paz! Já afirmava Santo Agostinho ser ela “um bem tão nobre que, mesmo entre as coisas mortais e terrenas, não há nada mais grato ao ouvido, nem mais …
Ney Henrique Meireles - 01, Fevereiro 2022

Diversos


A santa que não entrará no Céu

Nossa frágil natureza humana contém em si duas leis opostas: a da carne e a do espírito. Quando queremos fazer o bem, é o mal que se nos apresenta; quando nos afervoramos na virtude, o desejo de nossos membros nos convida ao pecado (cf. Rm 7, 21-23). Submetidos a essa …
Bruna Almeida Piva - 01, Fevereiro 2022

Diversos


Leitor, deixo-lhe a escolha do título deste artigo

Em uma das suas famosas tiradas de gênio, Joseph De Maistre fez a seguinte analogia: As falsas opiniões assemelham-se à falsa moeda, que primeiro é cunhada por grandes culpados e, em seguida, utilizada por pessoas honestas, que perpetuam o crime sem saber o que fazem.[1] E essas “moedas”, em geral, …
Ângelo Francisco Neto Martins - 01, Fevereiro 2022

Um profeta para os nossos dias


Opinião Pública e homens-chave

É possível estabelecer, a respeito da força da Opinião Pública, uma verdadeira doutrina. Inicialmente, poderíamos nos perguntar no que ela deveria consistir no Paraíso, antes do pecado de Adão e Eva. Se estes não tivessem caído, e se sua descendência houvesse continuado no Éden, existiria uma Opinião Pública? Qual seria …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Fevereiro 2022

Vida dos Santos


Beata Umbelina de Jully - Amar é servir… sempre sorrindo!

No longínquo século XII, residia na Borgonha, França, uma nobre família constituída por Tescelino, senhor de Fontaines, sua esposa, a piedosa Alice, e seus sete filhos: Guido, Gerardo, Bernardo – que seria o grande abade de Claraval –, Umbelina, André, Bartolomeu e Nivardo. No castelo onde a abençoada prole veio …
Ir. María del Pilar Perezcanto Sagone - 01, Fevereiro 2022

Diversos


Um navio sem comandante?

Ninguém ignora que o descobrimento das Amé­ricas marcou a fundo a História da humanidade. Se bem que o fim desejado quando se iniciaram as grandes navegações fosse diverso daquele que de fato se alcançou – a meta original era cruzar o Oceano Atlântico para atingir as Índias –, tal empreendimento …
Francisco Javier Ottati Aray - 01, Fevereiro 2022

Dona Lucilia


Uma senhora de épocas melhores

Ao findar a guerra em 1918, inicia-se o período que os historiadores denominam entre-deux-guerres.[1] Os harmônicos acordes da valsa são substituídos pelos estridentes e cacofônicos sons do jazz; as sóbrias e graves carruagens puxadas a cavalo são suplantadas pelo automóvel, que imprime novo ritmo à existência; e as senhoras, até …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Fevereiro 2022

História para crianças


Onde vou morar?

Era uma vez um homem pobre e aflito, que se chamava Manuelino. Andava por aqui, lá e acolá, muito preocupado. O que lhe causava tanta inquietação? O coitado não tinha onde morar e procurava uma casa em que pudesse residir. O grande problema estava em sua falta de recursos; não …
Lorena Mello da Veiga Lima - 01, Fevereiro 2022

Tendências e mentalidades


Enquanto o rei dorme…

Nas savanas da longínqua África, há um senhor mais poderoso que o leão: o silêncio. Em meio aos combates pela sobrevivência animal, ele reina não como um tirano, mas suavemente, propiciando o ambiente ideal para as mais intrépidas atuações. Nesse cenário misterioso e arriscado, muitos julgam erroneamente que todo o …
Ir. Adriana María Sánchez García - 01, Fevereiro 2022

Quarta capa


Verdadeiramente Rainha

Maria do Bom Sucesso é Rainha no verdadeiro sentido da palavra.Tem majestade e, ao mesmo tempo, bondade. É batalhadora e triunfadora. Seu semblante reflete a certeza da vitória.
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Fevereiro 2022
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos