Uma solene Celebração Eucarística presidida por Dom Beni dos Santos (fotos 1 a 3) foi o marco inicial do ano letivo 2007 do Curso de Filosofia, no Seminário dos Arautos.
No final da homilia, na qual reluziu seu saber teológico, Dom Beni dirigiu umas breves palavras aos seminaristas, apontando a verdadeira impostação de espírito com que devem ser feitos os estudos eclesiásticos.
Hoje estamos iniciando oficialmente o novo ano do Curso de Filosofia.
A Filosofia é o estudo da realidade, através da luz natural da razão. É a descoberta da verdade pela razão humana.
Mas esse estudo, feito aqui nos Arautos, também tem como finalidade preparar as pessoas com vocação para um dia serem presbíteros.
É uma Filosofia que prepara para a Teologia.
E quando estudamos a Teologia – assim como tudo quanto se refere a Deus, a Cristo, ao transcendente, ao sobrenatural –, não basta só a razão humana.
Por isso mesmo, a razão que procura compreender os dados da fé é envolvida pela luz do Espírito Santo. Já o Concílio Ecumênico Vaticano II o recordava.
Então, quanto mais a pessoa tem fé, quanto mais ela se santifica, melhor ela poderá ensinar e aprender Teologia.
Esse tempo do estudo de Filosofia não é apenas um período de procura da verdade através da razão natural, mas é também um tempo de santificação.
Para que depois a Teologia, usando esta mesma razão natural, iluminada pela fé, possa compreender verdadeiramente quem é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Então, desejo que o estudo de Filosofia já tenha essa perspectiva: preparar as pessoas para que possam compreender bem a sua fé e crescer no amor a Cristo para anunciá-Lo ao mundo.
Dom Beni inaugura o ano letivo