Voltar

Revista Arautos do Evangelho, Ano VI, nº 64, Abril 2007



Segunda capa


A páscoa da Nova Lei

Na mesa do novo Rei, a páscoa da nova lei põe fim à páscoa antiga. O rito novo rejeita o velho, a realidade dissipa as sombras como o dia dissipa a noite. O que o Senhor fez na Ceia, nos mandou fazê-lo em memória sua. E nós, instruídos por suas …
São Tomás de Aquino - 01, Abril 2007

Editorial


“A caridade é o pleno cumprimento da lei”

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!” Sete vezes invectiva Jesus a perfídia dos fariseus, com palavras severas e contundentes, no capítulo 23 de São Mateus, contrastando com sua habitual bondade e mansidão para com os publicanos, os pecadores arrependidos e os pequeninos. A que se deve tão surpreendente atitude …
Redação - 01, Abril 2007

A Voz dos Papas


A unidade dos carismas na vida da Igreja

Caros irmãos no Episcopado, quero dizer-vos, antes de tudo, que a vossa proximidade aos dois movimentos, enquanto sublinha a vitalidade dessas novas associações de fiéis, manifesta também aquela comunhão entre carismas que constitui um típico “sinal dos tempos”. A Exortação Pós-Sinodal Pastores gregis recorda que “os contactos dos Bispos entre …
Papa Bento XVI - 01, Abril 2007

Seminário: séria formação humana, cultural e espiritual

Passaram-se 550 anos desde 5 de janeiro de 1457, quando o Cardeal Domenico Capranica, Arcebispo de Fermo, fundou o Colégio que tomou o seu nome, destinando para isso todos os seus bens e o seu palácio junto de Santa Maria in Aquiro, onde pudessem ser acolhidos os jovens estudantes chamados …
Papa Bento XVI - 01, Abril 2007

O confessor é instrumento ativo da misericórdia divina

O Sacramento da penitência, que tem tanta importância na vida do cristão, torna atual a eficácia redentora do Mistério pascal de Cristo. No gesto da absolvição, pronunciada em nome e por conta da Igreja, o confessor se torna o canal consciente de um maravilhoso evento da graça. Obedecendo com dócil …
Papa Bento XVI - 01, Abril 2007

Comentário ao Evangelho


Somos todos ovelhas de Jesus?

Jo 10, 27As minhas ovelhas ouvem a minha voz, Eu as conheço, e elas Me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão. 29Meu Pai, que Mas deu, é maior que todas as coisas; e ninguém pode arrebatá-las da …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Abril 2007

O pensamento de Platão

É interessante notar que Platão – em quem a Escolástica sorveu muitos ensinamentos, purificando-os do que havia de panteísmo –, ao desenvolver seu pensamento sobre a dialética do amor, diz que esta chega à sua plenitude ao contemplar essa beleza isenta de acréscimo e de diminuição, beleza que não é …
Redação - 01, Abril 2007

A palavra de São Paulo

A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. Desde a criação do mundo, as …
Redação - 01, Abril 2007

Tema do mês


A caridade nunca acabará

Preencher um formulário com os dados pessoais constitui um dos rituais da vida moderna. Pode ser uma ficha de inscrição para um curso ou um emprego, um requerimento para renovar um documento, um formulário para abrir uma conta bancária ou simplesmente para ter acesso a determinados sites da internet. Os …
José Antonio Dominguez - 01, Abril 2007

Arautos no Mundo


Fundo de Ajuda Misericórdia – Auxílio aos pequeninos

As deficiências físicas ou psíquicas são consequência do pecado original, que abriu o caminho para a doença na humanidade. No Paraíso, o homem vivia em estado de perfeita felicidade, não estando sujeito ao sofrimento. Desta forma, porém, temos a possibilidade, neste vale de lágrimas, de praticar as obras de misericórdia, …
Redação - 01, Abril 2007

Diversos


As Cinco Chagas do Senhor

Jesus é descido da Cruz. Cuidadosamente, Nicodemos, José de Arimateia e São João O conduzem até Maria Santíssima e O depositam em seu virginalíssimo regaço. Sentada, Ela O acolhe transida de dor e O adora. Enquanto as Santas Mulheres preparam os bálsamos com que em breve irão ungi-Lo, para ser …
Eurico Monteiro - 01, Abril 2007

O Tesouro da Oração


Hino às Santas Chagas do Senhor

Cinco fontes de graças infinitas, Ó Chagas, cheias de alta formosura, Aceitai a tensão humilde e pura Das palavras que digo e tenho ditas. E quantas na minha alma têm escritas Mil culpas feias, com mão feia e dura, Curai com vossa graça e com brandura, Ó Chagas d’meu Senhor, …
Redação - 01, Abril 2007

Entrevista


Entrevista com o Bispo de Palência – Onde sopra o Espírito?

Às vezes, se faz uma ideia equivocada, imaginando que valentia e humildade são coisas díspares e em contraposição. Pensa-se que o humilde é antes de tudo o tímido, o “bobo da classe”. Forma-se, assim, um conceito de humildade muito depreciativo dessa virtude. Julga-se que o covarde está mais próximo de …
José Alberto Rugeles Martínez - 01, Abril 2007

Vida dos Santos


São José Benedito Cottolengo – Pobre por amar os pobres

A santidade não provém de um puro esforço feito pelo homem, mas sim de uma singular graça concedida por Deus. Ora, Jesus, Homem-Deus, sendo o Criador e, ao mesmo tempo, o escrínio de todas as graças, pode e quer dispensá-las a todos que delas necessitem e as desejem. O heroísmo …
Ir. Clara Isabel Morazzani Arráiz - 01, Abril 2007

Palavra dos Pastores


Religião e Moral

Antes de tudo, dois esclarecimentos sobre o tema dessa reflexão: religião e moral. Toda religião implica uma moral, ou seja, uma reta conduta. Com a reta conduta, o crente procura fazer a vontade de Deus, agradar-Lhe. Profetas do Antigo Testamento consideram a prática da justiça como culto prestado a Deus. …
Dom Benedito Beni dos Santos - 01, Abril 2007

História para crianças


A mais cara das joias

Sentado atrás do balcão de sua loja, o velho Peter sentia-se seguro como um castelão sobre as muralhas de sua praça fortificada. Décadas de investimentos, contas rígidas e muito tino comercial haviam edificado aquela espécie de pequena fortaleza econômica. A inscrição gravada em letras douradas na grossa placa de madeira …
Ir. Maria Teresa Guerra - 01, Abril 2007

Páginas finais


Bandeiras de dor e de glória

Transpondo vales e montes, as legiões romanas dilataram as fronteiras daquele que foi o mais poderoso império da Antiguidade. Sobre as intermináveis fileiras de soldados, drapejavam os lábaros vermelhos e as águias, símbolos do invencível Império. Não foram os exércitos da Cidade Eterna os primeiros a levantar estandartes e pendões …
Carlos Toniolo - 01, Abril 2007

O Tesouro da Oração


Maria, porta do Céu

Maria, Mãe do “sim”, tu ouviste Jesus e conheces o timbre de sua voz e as pulsações de Seu Coração. Estrela da Manhã, fala-nos d’Ele e conta-nos como é teu caminho para segui-Lo pelas sendas da fé. Maria, que em Nazaré viveste com Jesus, imprime em nossa vida os teus …
Papa Bento XVI - 01, Abril 2007
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos