Com frequência as vias da Providência têm seus aparentes acasos que, na realidade, nada mais são do que desígnios eternos. O modo pelo qual o Cardeal Levada travou conhecimento com os Arautos do Evangelho não deixa de estar nessa linha.

Desde todo sempre estava nos planos de Deus que em Valência (Espanha), e não em Roma, o Prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé entrasse em contacto com esta Associação. 

Por ocasião do 5º Congresso Mundial das Famílias, o Purpurado manifestou o desejo de assistir à chegada do Papa de um local privilegiado por uma boa visibilidade.

Um amigo, por essa razão, o convidou a fazê-lo da Casa dos Arautos, situada numa das principais avenidas dessa cidade, por onde o cortejo do Pontífice passaria.

À agradável surpresa da ilustre e inesperada presença, seguiu-se o convite para visitar a Casa dos Arautos em Roma.

Apesar de suas inúmeras ocupações, Sua Eminência não esqueceu a acolhida que tivera em Valência e quis honrar os Arautos de Roma com uma cordial visita, no dia 12 de dezembro.

Acompanhado do Pe. Steven Lopes, seu secretário particular, e de Mons. Angelo Di Pascuale – Cerimoniário Pontifício de cinco papas, Protonotário Apostólico e atual Assistente Espiritual dos Arautos do Evangelho –, o Cardeal Levada marcou indelevelmente, com o selo de sua afetuosa paternalidade, os anais históricos dessa Associação.