Ingredientes:
- Um abacaxi grande (ou dois pequenos).
- Um litro de leite.
- Uma lata de leite condensado.
- Uma lata de creme de leite sem soro (não usar de caixinha).
- Uma colher e meia (de sopa) de maisena.
- Quatro ovos.
- Quatro colheres (de sopa) de açúcar refinado.
- Essência de baunilha.
Preparo: Descasque o abacaxi e corte em cubinhos. Acrescente uma xícara de açúcar e meio copo de água. Cozinhe até ficar bem amarelado. Coloque num pirex e deixe esfriar.
Bata no liquidificador o leite, a maisena, o leite condensado e as gemas, cozinhando em seguida, mexendo sempre, até ferver. Coloque este creme sobre o abacaxi e deixe esfriar.
Bata as claras em neve, bem firmes, e acrescente o açúcar, batendo em suspiro. Misture (com uma colher e não na batedeira) o creme de leite sem o soro e a baunilha, coloque este creme em cima do outro. Leve ao congelador por duas horas, sem deixar congelar.
Você pode substituir o abacaxi por outra fruta em compota (maçã, pera, cerejas, pêssego, etc.), mas tenho uma boa sugestão: bananas carameladas! Neste caso, derreta uma xícara e meia de açúcar, em ponto de caramelo, jogue as bananas (umas 20), mexendo um pouco, acrescente um litro de leite coalhado (basta pingar um pouco de vinagre ou limão), deixe cozinhar até as bananas ficarem moles e avermelhadas.