“Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina”, afirmou o Santo Cura d’Ars.

Inspirados nessas palavras, citadas pelo Papa Bento XVI em sua Carta para a proclamação do Ano Sacerdotal, os Arautos do Evangelho têm procurado desempenhar sua missão pastoral na recém-criada Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Diocese de Bragança Paulista.

Erigida por Dom José Maria Pinheiro, em 18 de outubro de 2009, ela abrange um vasto território rural de 107 km², localizado na Serra da Cantareira, nos municípios de Caieiras e de Mairiporã.

A assistência religiosa a seus 40 mil habitantes, em sua maioria católicos, era insuficiente em razão da escassez de sacerdotes na Diocese. Essa foi a razão primordial para a criação da nova paróquia, entregue aos cuidados dos sacerdotes arautos.

Nova ação evangelizadora

“Eu estava até afastada da Igreja, mas agora estou motivada – disse uma paroquiana –, gostei muito do que o Padre falou na Missa, e espero ficar firme. Quem está me fazendo retornar é Ela (apontando para Nossa Senhora)”.

E uma senhora exprimiu bem o sentimento geral dos fiéis: “Eu tenho muita alegria de ver que a capela de Santa Inês, depois que foi assumida pelos Arautos, está muito bonita, com Missas maravilhosas. Embora eu não seja católica, sou ortodoxa armênia, me sinto muito bem nesta capela e pretendo voltar mais vezes”.

Em todas as capelas passou a haver pelo menos uma Missa semanal e horários fixos para o sacramento da Reconciliação, facilitando assim a participação dos fiéis nos Sacramentos.

E os frutos já se fazem notar. Nos três meses iniciais, 56 crianças foram batizadas e 105 receberam a Primeira Comunhão.

Houve mais de 12.700 Comunhões; 63 pessoas receberam a Unção dos Enfermos; e diversas uniões matrimoniais foram regularizadas. Esses dados comprovam um promissor retorno de considerável número de fiéis à comunhão eclesial.

Formando as comunidades

Cada uma das doze capelas conta com uma equipe de Arautos que ministra aulas de catecismo, apoio litúrgico, música e teatro, além de preparar e estimular os fiéis a assumirem as diversas frentes pastorais a serviço da própria comunidade. Mais de 200 crianças estão participando dos atuais grupos de catequese.

Cada celebração é preparada com treino dos cânticos e das leituras, fazendo com que os paroquianos participem ativamente do cerimonial litúrgico. E vários corais vão surgindo para solenizar as Eucaristias.

Diante de tantas bênçãos, os Arautos voltam seus olhos cheios de gratidão para Nossa Senhora das Graças, padroeira dessa paróquia, pedindo que Ela derrame dons ainda maiores sobre essa porção do povo de Deus.