Artigos


Artigos


Morre Bento XVI
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/12/2022
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 

A Santa Sé anunciou na manhã de hoje, 31 de dezembro, o falecimento de Bento XVI.
No final da audiência geral no Vaticano na quarta-feira, 28, foi anunciado que Bento XVI estava muito doente e foi feito um pedido de orações por ele. Em seguida foi reforçado o pedido no Twitter: “Rezemos juntos pelo Papa Emérito Bento XVI, que no silêncio continua a rezar pela Igreja. Peçamos ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim”.

A informação sobre o agravamento do estado de saúde de Bento XVI foi confirmada pelo diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, Mateus Bruni, causando pesar e consternação.

Os Arautos do Evangelho prestam as mais sentidas homenagens ao Papa Emérito Bento XVI, que teve uma passagem marcante pela Cátedra de Pedro, deixando profundos ensinamentos e enriquecendo a vida e a fé dos católicos no mundo inteiro. Um grande homem, que deu a vida pela causa de Deus e da Igreja.

A trajetória de um grande servo de Deus
Bento XVI, tinha 95 anos. Serviu como chefe da Igreja e soberano do Estado da Cidade do Vaticano de abril de 2005 até sua renúncia em fevereiro de 2013. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos. Na ocasião, citou a idade avançada como um fator-chave que limitava a sua capacidade de cumprir seus deveres papais. Vivia em um mosteiro nas cercanias do Vaticano.

Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927, um Sábado Santo, em Marktl am Inn, diocese de Passau, Alemanha; e foi batizado nesse mesmo dia.
Estudou na Escola Superior de Filosofia, em Freising, e na Universidade de Munique, onde obteve o doutorado em Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1951, juntamente com seu irmão Georg. Tornou-se membro da Faculdade da Escola Superior de Filosofia e Teologia, em Freising, de 1952 a 1959; em 1953 concluiu seu doutorado em Teologia pela Universidade de Munique. Em abril de 1959 tornou-se Professor Principal de Teologia Fundamental na Universidade de Bonn. De 1962 a 1965 participou de quatro sessões do Concílio Vaticano II, na qualidade de perito, como conselheiro teológico principal do Cardeal Frings, de Colônia.

Lecionou ainda na Universidade de Münster, de 1963 a 1969; na Universidade de Tübingen, de 1966 a 1969; na Universidade de Ratisbona, de 1969 a 1977
Foi eleito Arcebispo de Munique e Freising, em 24 de março de 1977 e tornou-se cardeal em 27 de junho do mesmo ano.

Foi Prefeito Emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Presidente Emérito da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, ex-decano do Colégio Cardinalício; membro da Secretaria de Estado, Sagradas Congregações para as Igrejas Orientais, Culto Divino e Sacramentos, Bispos e Evangelização dos povos; Educação Católica; Pontifício Conselho para a Unidade dos Ccristãos, Cultura; e das Comissões para América Latina e Ecclesia Dei.

Títulos:

  • 1984 Doutor Honoris Causa pelo College of St. Thomas in St. Paul/Minnesota
  • 1985 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Eichstätt
  • 1986 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Lima
  • 1986 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima
  • 1988 Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica do Lublin.
  • 1998 Doutor Honoris Causa pela Universidade da Navarra na Pamplona.
  • 1999 Doutor Honoris Causa pela Universidad Livre Maria SS Assunta (LUMSA) em Roma.
  • 2000 Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Teologia da Universidade do Wroclaw.

 
Comentários