Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


A Virgem de Guadalupe e o triunfo da ciência - Data: 11 de Dezembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

- Ah, a Era Contemporânea! Lar das realidades científicas, a época do triunfo da ciência! Nada mais de disfarces religiosos ou esquisitices baseadas em crenças. Como respiro melhor sabendo que a ciência vem explicando tudo que a Religião fazia os pobres ignorantes crerem! Todos esses milagres aí, tenho certeza, encontram alguma razão científica, algum fenômeno psicológico, isso sim! E sabe o que mais? O resto é conversa afiada, falta de investigação científica.

- Não posso deixar de concordar contigo, caro amigo! Nunca a ciência triunfou tanto como sobre o caso da Virgem de Guadalupe!

- Está aí uma coisa que eu não sabia! Quer dizer que enfim os cristãos deixaram a ciência fazer as devidas investigações?

- Sim, e te digo mais!

- O quê, conte, estou esperando!

- Até mesmo os especialistas da NASA fizeram suas pesquisas!

- Ah! Agora sim! A NASA! Estamos salvos!

- Então, como eu dizia a você, inúmeras avaliações vêm sendo feitas ao longo de vários anos, e as respostas me deixaram muito contente!

- Pelas barbas de Júpiter! O que foi desta vez? Conseguiram provar alguma falsificação no tecido? Talvez seja a Igreja que venha trocando todo ano, por isso ele não estraga!

- Não! De fato, é o mesmo tecido que tem quase 500 anos de idade.

- Então talvez seja a densidade do ar de Guadalupe que não permite que a pintura se deteriore...

- Também não. O Dr. Callahan, em 1979, hein? Pesquisador da NASA, atestou: “apesar de a pintura milagrosa ter estado sujeita às intempéries, ao tato e ósculo dos fiéis, exposta num templo que não era uma igreja moderna, com ar condicionado, mas certamente um edifício com janelas abertas, úmido e em atmosfera enfumaçada pela quantidade de velas, a pintura original está tão fresca e nítida como no dia em que foi realizada”.

- Mas como?

- Calma que ainda lá vem mais pesquisas! O mesmo doutor Callahan também deu seu testemunho sobre a forma como foi pintada:

“Nela não há esboços prévios como os descobertos pelo processo de raios vermelhos, nos quadros de Velásquez, Rubens, El Grecco e Tiziano. A imagem foi pintada diretamente, tal qual se vê, sem retoques nem retificações. Não há nela pinceladas. A técnica empregada é desconhecida na história da pintura. É inusual, incompreensível e irrepetível”.

- Não estou entendo mais nada! Você não disse que a ciência ganhou sobre Guadalupe? Até agora parece que ela apenas perdeu...

- Meu amigo, o triunfo da ciência se dá porque esta não é oposta à Religião. Quando Deus ultrapassa as próprias regras que colocou na criação, que os cientistas medem e decodificam, a ciência presta seu tributo ao Criador atestando sua incapacidade ao não explicar.

Assim, nos milagres de Guadalupe, ao declarar com humildade que não consegue explicar, a ciência, a verdadeira ciência, triunfa. O que não triunfam são os céticos, que, infelizmente, são tão pouco imparciais como deveria ser um pesquisador...

Ei, por que você está indo embora?!

Cf. https://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0372/P02-03.html
 
Comentários