Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


7º e 10º mandamentos: uma luta contra a inveja
 
AUTOR: GUILHERME CUEVA
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
O invejoso é aquele que nunca está contente com o próprio bem. Mas qual é o objeto da inveja e quais são os seus graus?

Os 10 mandamentos na prática

inveja: pecado que leva ao 7º e 10º mandamentosSe o 6º e o 9º mandamentos regulam a relação para com nosso corpo e o corpo do próximo, o 7º e o 10º mandamentos equilibram nosso desejo de posse insaciável, e estimulam o respeito para com as propriedades privadas. À primeira vista, não roubar ou não cobiçar os bens alheios parece fácil: as próprias punições civis são, na maioria das vezes, exigentes neste ponto. Mas se engana, porém, aquele que julga que estes dois mandamentos se limitam às posses materiais; antes de tudo, eles fazem frente a um sórdido vício: a inveja.

O que caracteriza um invejoso?

O invejoso é aquele que nunca está contente com o próprio bem. Portanto, antes de apenas cobiçar os do próximo, se alegra quando o outro se entristece; por isso este vício é tão diabólico. Como o demônio, ao oferecer o fruto proibido a Eva, ele não se frustra apenas na sua tristeza, mas atua para acabar com a alegria de seu parente ou amigo.

Por isso, ao prescrever o 7º e 10º mandamentos, Deus nos ordena que respeitemos as propriedades e conquistas dos outros, e que nos alegremos com suas vitórias, mesmo quando eles tiverem mais posses. Atualmente, estes dois mandamentos foram apregoados como uma forma de controle da Igreja sobre os menos favorecidos, para que não alcançassem uma ascensão econômica. A religião católica, porém, deixa claro que não importam os bens, pois o amor a Deus é distribuído a todos, e mesmo na pobreza pode ser encontrada (com mais frequência, inclusive) a felicidade.

Além disso, a Igreja Católica determina que a inveja, esta forma de descontrole da cobiça e do desejo, mata a alma e envenena o convívio. O invejoso não para após a destruição daquilo que cobiçava; um após o outro, desejo atrás de desejo, ele vai até o fim do mundo, se preciso for.

Quais são as formas de ofensa do 7º e 10º mandamentos?

Os pecados contra o 7º e 10º mandamentos possuem graus, dependendo da malignidade de suas intenções. O primeiro degrau está naquele que deseja a posse do outro para usufruir daquele bem. Seria o roubo tradicional, por assim dizer, de uma pessoa que toma o carro de outra para vender e poder usar o dinheiro.

Apenas uma ressalva que está na Lei: não é considerada uma ofensa contra o 7º e 10º mandamentos aquele que, na loucura provocada pela fome, rouba um alimento para se satisfazer. O instinto humano de sobrevivência é tão forte que se considera que a racionalidade do homem se esvai, e ele já não é senhor de seus atos, não constituindo uma falta moral. Mais do que questionar tal ato, entretanto, seria necessário questionar o sistema que permite uma tal animalização do homem pelas faltas oportunas de crescimento justo.

O segundo grau de ofensa do invejoso é mais malicioso. Ele não necessariamente precisa do objeto que quer roubar: ele apenas tem ódio daquele que possui, e quer privá-lo disso. Um exemplo é de alguém que rouba um relógio do amigo, não porque quer usá-lo, ou quer vende-lo, mas apenas para que seu amigo não possa mais exibi-lo. Este pecado é mais ofensivo a Deus, pois não se dirige tanto ao usufruto do bem, mas o desfalque do próximo.

E, por último, há o grau de maldade supremo: é quando o invejoso destrói o bem do próximo apenas porque aquele bem é excelente. A ação não favorece a si próprio, não é feita para desfavorecer o próximo, mas sim para quebrar a ordem da natureza que permitiu que tal bem existisse. No fundo, é um desrespeito contra o próprio Deus, que modelou as coisas segundo o Bem que é si mesmo, e permitiu que o homem tivesse uma fagulha de sua criatividade para gerar tantas e tão boas obras.

 
Comentários