Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


A Imaculada Conceição na Bíblia
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

As Sagradas Escrituras são lições de Deus para seu povo

Apesar da Imaculada Conceição ser um altíssimo dom, impossível de ser idealizado por nós, homens, isso não quer dizer que Deus não nos educou através da História. Por meio de certas passagens, vemos Deus nos ensinando sobre a Imaculada Conceição na Bíblia. Neste artigo, vamos ver três muito ilustrativas: o véu de Gedeão, o favo de Sansão e o Relógio de Ezequias.

Primeira lição: o véu de Gedeão

Sabemos, pelo livro dos Juízes, que Israel, nação eleita, passou um tempo dominada pelos seus inimigos, os madianitas. Num momento de extrema impotência, Deus suscitou um homem para livrar os hebreus do jugo dos pagãos, e este foi Gedeão. Ele recebeu a missão de guiar os exércitos do Senhor, sem se importar com a qualidade ou mesmo quantidade de soldados, pois era o Deus de Abraão, Isaac e Jacó que daria a vitória.

Mas Gedeão se sentia tão pequeno e último de sua família que ficou em dúvida se conseguiria cumprir a missão. O Senhor lhe prometeu e deu sua palavra, mas Gedeão pediu, com humildade, um sinal santo para que encarasse a promessa de Deus com maior fé. Assim, o Senhor Deus pediu ao homem que deixasse um velo, um véu, na relva do campo, pois Ele faria com que todo o orvalho ficasse concentrado apenas na peça de roupa, enquanto, ao seu entorno, o campo ficaria seco. Dito e feito: quando Gedeão foi buscar seu véu de manhã, este estava encharcado, enquanto a grama a sua volta estava seca como se fosse meio-dia. Um sinal e tanto.

Mas Gedeão não se satisfez, pois pediu mais um sinal: que, no dia seguinte, ao raiar da aurora, agora acontecesse o inverso: seu véu estivesse seco, e a grama molhada de orvalho. E foi o que ele encontrou na manhã seguinte, pelo benefício do Senhor. Assim, o véu simboliza Maria, nos dois casos; em um primeiro momento, é Nossa Senhora a única que nasce encharcada dos dons divinos; no segundo, é Maria Santíssima a única livre do pecado original que impregnava a humanidade.

Segundo sinal da Imaculada Conceição na Bíblia: o favo de Sansão

O grande Sansão foi, sem dúvida, um dos homens mais fortes da história. Antes dos seus grandes feitos contra os inimigos do Senhor, o menino Sansão, ainda criança, ao pegar plantio no campo, deparou-se com um leão. Sem ter para onde fugir, e atacado pelo felino, Sansão lutou, demostrando sua enorme força. E o Senhor estava com Ele: Sansão saiu vitorioso no confronto, prenunciando as vitórias incríveis que teria. Porém, ao voltar no dia seguinte para avaliar a carcaça do leão, encontrou um enxame de abelhas rodando sua boca inerte.

Ao afastá-las, presenciou algo inusitado: um favo de mel crescera entre os dentes do leão. Com certeza Sansão não entendeu tal mensagem, mas hoje nós sabemos; Nossa Senhora é o favo de mel que cresceu no meio da bocarra de um mundo moribundo e apodrecido pelo pecado. Sua Imaculada Conceição a fazia ser o doce elixir no meio da maldade.

O poder de Deus é atestado pelo Relógio de Ezequias

Um dos reis de Israel, já muitos anos depois de Davi, governava o povo. Sendo ele justo, e se vendo já às portas da morte, pediu ao profeta do Senhor que fizesse passar o mal físico que o atacava, pois não sabia o que seu próximo sucessor faria com a casa de Israel. Assim, com um portentoso gesto, o profeta realizou um grande milagre: no centro do palácio havia um relógio de sol, que marcava o passar do tempo. Ordenando em nome do Deus de Israel, a sombra regrediu três casas! E Ezequias pôde reinar por Israel por mais 15 anos.

Por que seu relógio é um símbolo da Imaculada Conceição na Bíblia? Este fato demostra o poder divino e também sua transcendência perante o tempo. Assim, pelos méritos do sacrifício de Jesus, Deus como que volta o tempo e beneficia, antes mesmo deste sacrifício acontecer, à sua Mãe. É por isto que Maria é a Concebida Imaculada, pelos méritos da paixão de Cristo que ainda aconteceria.

 
Comentários