Artigos


Espiritualidade


Para a Confissão Geral, um exame de consciência
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Como fazer um bom exame de consciência?

Durante a preparação para a consagração a Nossa Senhora, São Luís Maria Grignion de Montfort recomenda ao cristão, que se prepara para essa entrega de amor, que se aproxime do  sacramento da confissão.

Assim como  uma prateleira, onde se acumula pó, precisa ser espanada constantemente para não manter suja toda a  casa, assim também nossas almas  precisam ser “espanadas” com frequência para poder luzir melhor. Mas afinal, o que é a confissão, e porque tão poucos católicos a praticam?

Definição do Sacramento da Confissão

A Confissão é o meio perfeitíssimo instituído por Jesus Cristo para perdoar os nossos pecados. Através da Confissão temos a certeza de que fomos perdoados. Na História Sagrada vemos que Davi passou uma vida inteira fazendo penitência pelo seu pecado, sem saber se Deus o perdoara ou não.

Hoje, basta nos ajoelharmos em um confessionário e, com humildade e arrependimento, declinarmos as nossas faltas a um sacerdote para que nos levantemos com a tranquilidade de termos sido inteiramente perdoados. 

Porém, para que a confissão seja válida e a certeza inteira, é necessário a observância de alguns pontos: 

  1. A confissão de todos os pecados, sem omitir nenhum, por mais grave que seja; 
  2. O sincero arrependimento, ou seja, a decisão de não cometer mais estes pecados; 
  3. Cumprir a satisfação que o padre anuncia, ou seja, a penitência que ele dá para cada fiel. 

Assim, com estes pontos atendidos, o fiel pode ter a certeza e o alívio de que foi perdoado. Como o padre diz na absolvição após a Confissão: “Te concedo, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz”.

Exame de consciência

O exame de consciência é o ato realizado antes da confissão, onde o fiel relembra, e anota (se julgar necessário), os seus atos, dos quais deseja pedir perdão a Deus. Como saber, entretanto, no que eu ofendi a Deus?

A Santa Igreja prepara um pequeno questionário onde encontramos as transgressões mais graves, aquelas que ofendem os 10 mandamentos. Para o cristão que não se confessa há muito tempo, será melhor que ele se mantenha atento sobretudo a esta parte.

CONTRA O PRIMEIRO MANDAMENTO

Creio fielmente em tudo o que Deus revelou, ou duvidei voluntariamente de alguma doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana? Li, assinei, publiquei, propaguei, emprestei livros, folhetos, revistas, ou jornais hostis a Deus e à santa religião? Assisti à sessão espírita, ao culto protestante, ou de religiões não cristãs? Falei mal de Deus, contra a sua Santa Mãe, Maria Santíssima, contra os santos, contra a Igreja e seus ministros?

CONTRA O SEGUNDO MANDAMENTO

Blasfemei contra Deus? Jurei o seu santo nome sem necessidade?

CONTRA O TERCEIRO MANDAMENTO

Deixei de ouvir a missa inteira aos domingos e festas de guarda por culpa própria? Profanei a Igreja por conversas, olhares indiscretos, namoros, por traje indecente?

CONTRA O QUARTO MANDAMENTO

Para os filhos: desrespeitei os pais falando-lhes asperamente ou respondendo-lhes mal? Murmurei contra eles? Desobedeci? Obedeci de má vontade?

Para os pais: Descuidei-me da educação física e intelectual? Principalmente da educação religiosa dos meus filhos? Não os mandei à Missa aos domingos e festas de guarda, ao catecismo? Cuidei de suas boas leituras, reprimi divertimentos impróprios? Dei-lhes mau exemplo? Deixei de corrigi-los? Castiguei-os com impaciência ou ira?

CONTRA O QUINTO MANDAMENTO

Odiei o próximo? Desejei-lhe mal? Prejudiquei minha saúde por excesso de comida e bebida, sobretudo bebidas alcoólicas? Usei drogas? Tentei contra a própria vida ou contra a vida do próximo, ou alimentei estes pensamentos? Roguei pragas? Maltratei animais?

CONTRA O SEXTO E NONO MANDAMENTOS

Consenti em pensamentos desonestos e em maus desejos? Olhei indiscreta e maliciosamente para coisas indecentes, pessoas descompostas? Tive conversas imorais? Li e olhei livros e revistas, estampas e fotografias obscenas e imorais? Pratiquei atos indecentes comigo mesmo? Faltei com o pudor e modéstia em meus trajes?

Para os casados: procurei satisfação carnal fora do matrimônio (adultério ou pecado solitário – masturbação)? 

CONTRA O SÉTIMO E DÉCIMO MANDAMENTOS

Roubei, furtei, aceitei objetos furtados, guardei-os? Não devolvi ao dono um objeto achado ou emprestado? Deixei de pagar as dívidas, ou fiz dívidas que sabia que não poderia pagar, com o intuito de, de fato, não pagá-las? Não paguei ao operário o salário justo? Dei prejuízo voluntário ao próximo? Desperdicei o dinheiro em futilidades?

CONTRA OITAVO MANDAMENTO

Menti? Violei segredos? Levantei falso testemunho? Supus más intenções? Fiz juízos temerários? Fingi doenças, pobreza, piedade para enganar ou outros? Dei ouvido a conversas contra a vida alheia?

 
Comentários