Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Quem não é batizado tem fé?
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

No dia do batismo, recebemos o eterno dom

Uma doutrina tem a função de explicar a nós, comunidade humana, a lógica da religião. Não são apenas normas ou leis que não fazem sentido, mas que atuam como uma explicação, demostrando as consequências de uma determinada fé. Com a Doutrina Católica não é diferente: baseando-se na Revelação e nos ensinamentos daqueles que nos precederam na fé, somos guiados pelos dilemas da existência com bastante exatidão. Assim, para responder se aquele que não é batizado tem fé, precisamos nos reportar ao que a doutrina nos conta sobre o estado antes do batismo e depois do batismo.

A herança de Adão ao não batizado

O primeiro pecado de Adão foi uma condenação para todos nós. Depois dele, por herança, somos instáveis emocional e psicologicamente, pendentes a fazer o mal, desordenados em nosso interior. Colocamos o egoísmo a frente de nossas decisões, e praticamos muitas ações por capricho.

Mas, apesar das consequências tão evidentes no exterior, é no campo sobrenatural que perdemos mais. Adão tinha diante de si, caso perseverasse, as portas do Céu abertas; com sua queda, estas nos foram fechadas, e perdemos a amizade com Deus, que descia na brisa da tarde para conversar com sua criação.

Cristo, quando se encarnou, tinha esta missão, portanto: reatar nossa condição de amigos de Deus. Mas Ele fez infinitamente mais: comprou nossa dívida e ao morrer, pagou-a, possibilitando que nos tornássemos seus irmãos e filhos de Deus com o batismo. É a maior herança que poderíamos receber.

Depois do batismo, a graça

Assim, quando o ser humano é batizado, segundo os ritos sacramentais apropriados, ele recebe imediatamente a marca da adoção divina, o perdão do pecado original, todos os dons do Espírito Santo e todas as virtudes. Naquele momento, se por algum infortúnio, o recém-batizado vier a falecer, ele sobe direto ao Céu, pois, pelo Sangue do Redentor, tornou-se merecedor do prêmio.

Porém, para não nos privar dos méritos que só uma prova de amor pode trazer, Cristo nos limpa do pecado original, mas não de suas consequências. É por isso que continuamos sofrendo com nossos desiquilíbrios, com as condições temporais, como frio, calor, doenças e outras, e precisamos pelejar, lutar pela prática da virtude. Nas palavras do sacerdote que batiza, nos é dado uma túnica branca, que devemos levar pela nossa existência sem manchas.

É importante dizer também que, por mais que todos os dons e virtudes nos sejam dados no batismo, ainda precisamos dos outros sacramentos, como a Eucaristia e a Crisma, para coloca-los em movimento. Imaginemos que nos é dado um circuito de lâmpadas coloridas: para que elas acendam, é necessário fluir uma corrente elétrica. O batismo nos dá as lâmpadas, os demais sacramentos são plugues que conectamos ao divino gerador, Deus, para acendê-las.

Sem batismo, sem fé?

É por isso que, segundo a Doutrina Católica, o não batizado não possui a virtude da fé. Se as virtudes são dadas após o rito batismal, antes dela o cristão ainda não pode praticá-la.

cristo sendo batizadoMas surge, então, uma outra pergunta: como vejo tantos não batizados que creem? Os próprios neófitos – aqueles que ainda vão receber a graça do batizado, mas já estão se preparando – e tem fé, acreditam em Deus e por isso pedem o batismo. Como entender isso segundo a Doutrina?

Em sua sabedoria, os padres da Igreja nos explicam que é o próprio Deus quem sustenta a fé dos não batizados. Enquanto na alma de um cristão batizado há a virtude da fé, na alma do não batizado há a graça da fé. São graças constantes que o Senhor manda aos não batizados para que compartilhem da fé cristã, sem ainda a possuir.

Dando um exemplo, podemos dizer que o cristão batizado tem as vistas corrigidas pela virtude da fé, enquanto o não batizado, com uma deficiência de visão, recebe um “óculos” de Deus para ir enxergando enquanto não arruma suas vistas.  

É por isso que não é errado que o não batizado reze. Quanto mais ele pede a Deus, mas o Senhor lhe fornece mais visão e mais graças. Por outro lado, isso explica o porquê o sacramento do Batismo é tão importante na vida cristã. Se você, caro leitor, ainda não a batizado, procure o sacerdote mais próximo e peça essa maravilha: Deus o espera de braços abertos.

 
Comentários