Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Adeodato I, Santo Pontífice da Igreja Católica - Data: 07 de Novembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
Sem perder de vista o prêmio celeste, o pontífice santo Adeodato alcança a honra dos altares e a memória querida dos fiéis que pastoreou com zelo e dedicação. Que dos altos céus ele interceda pela Santa Assembleia!

Adeodato I, papa, alcança com sua bondade a honra dos altares, a memória querida dos fiéis que pastoreou.

Nascido com o nome de Deusdedit, que significa “Deus dará”, esse santo é exemplo de perseverança e constância na vida sacerdotal, porque foi eleito papa com quarenta anos de atuação como padre na diocese de Roma, no ano de 615: um papa experiente no ministério que regeria.

Isto explica seu zelo pela boa convivência entre os padres seculares, que são aqueles que cuidam das paróquias, e os monges regulares, que são os que se submetem à uma vida em mosteiro, em comunidade.

Foi com apenas três anos de pontificado que Santo Adeodato I foi chamado pelo Senhor, rumo à morada do Pai. Mesmo em tão pouco tempo, deixou ele uma herança de bons exemplos e paternidade que marcaram a História.

Suas últimas obras de caridade foram marcantes: durante um terremoto que abalou Roma em 616, o papa Adeodato se dispôs aos cuidados da população que sofria. Visto que a peste e as doenças já estavam abalando a comunidade da Igreja de Cristo há certo tempo, o esforço do santo pontífice foi crucial naquele momento.

Conta-se ainda um milagre que Santo Adeodato teria realizado: nas suas andanças pela cidade de Roma, sempre cuidando das vítimas dos infortúnios, ele teria osculado as feridas de um leproso, num ato de humildade e cuidado. As feridas do doente, então, teriam milagrosamente sarado.

Morreu em 618, numa suave entrega àquele que devotou sua vida. Com certeza São Pedro o recebeu em um abraço fraternal, pois levou o seu legado com santidade, sem desanimar e sustentando, como uma coluna, a Santa Igreja nas tribulações do tempo.

Que o santo papa continue a abençoar todos os sacerdotes da Terra, em suas missões pastorais, e sobretudo cubra de sabedoria e santidade ao ministro supremo, Papa Francisco, que hoje continua sua missão.

Cf. https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-geral/papa-adeodato-i
 
Comentários