Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Santo Afonso Rodrigues - Data: 30 de Outubro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Santo Afonso Rodrigues nasceu em 1532, em Segóvia, Espanha. Em sua família, abençoada por Deus, tinha mais 11 irmãos. Como seus pais eram fervorosos e piedosos, ensinaram desde cedo à sua prole o amor a Jesus e a Maria, o qual Santo Afonso sempre foi exemplar.

Provações de Santo Afonso

Porém, sua vida foi controversa, nada fácil para o servo de Maria: mesmo sendo um prodígio nos estudos, com apenas 16 anos, abandonou a Companhia de Jesus onde se formaria sacerdote para continuar o negócio do pai, que morrera inesperadamente.

Assim, seguindo o conselho materno, casou-se, enquanto tocava a loja de tecidos que herdara de seu pai. Santo Afonso recebeu de Deus dois filhos, e a vida parecia entrar nos trilhos novamente.

Infelizmente, mais provações viriam: sua querida esposa faleceu quando dava à luz ao terceiro filho do casal. Seguiram-lhe pelo pórtico da morte os dois filhos mais velhos, um menino e uma menina, restando ao Santo apenas o filho nascido por ocasião da morte de sua mulher.

Nem a esse, entretanto, Santo Afonso veria crescer: com menos de três anos de idade faleceu também.

Deste modo, tocado pela dor e o sofrimento, o santo espanhol, sozinho novamente com a idade de 32 anos, falido em seu negócio, decide voltar a se dedicar exclusivamente a Deus: quer se tornar sacerdote na Companhia de Jesus, retomando os estudos que havia abandonado.

Todavia, com muitas crises de saúde, não consegue se formar padre. Seus superiores, assim, decidem admiti-lo como irmão leigo, e dão-lhe uma humilde função: seria o porteiro da abadia de Palma de Mallorca, que exerceu por mais de 45 anos.

Sem reclamar e aceitando o encargo com profunda seriedade, assim tratava o santo cada visita como se recebesse o próprio Jesus Encarnado.

Santo Afonso faleceu com 86 anos, no dia 31 de outubro de 1617.

Devoção à Nossa Senhora de Santo Afonso Rodrigues

Desde cedo se pôs fiel devoto da Mãe Celeste. Certo dia, ainda na mocidade, exclama ele à Santa Virgem: “Ó Senhora, se Vós soubésseis quanto Vos amo! Eu Vos amo tanto, que Vós não podeis amar-me mais do que eu a Vós”. Ao que, aparecendo-lhe, disse-lhe a Rainha dos Céus: “Você se engana, meu filho, porque eu o amo muito mais do que você pode me amar”.

Visto que sua devoção à Nossa Senhora era robusta, aconselhou a um principiante religioso que testemunhou suas palavras: “Quando desejar obter qualquer coisa de Deus, recorra a Maria, e esteja seguro de tudo obter”.

Exímio conselheiro e sábio amigo

Apesar de manter-se com a humilde função de porteiro, muitos religiosos, vendo sua santidade de vida, vinham lhe procurar pedindo sábios conselhos.

Isto posto, eles a todos atendia; um deles foi o jovem Pedro Claver, também declarado santo, que é conhecido como o apóstolo dos negros, pois partiu para a América para o apostolado com os escravos por conselho de Santo Afonso Rodrigues.

Outro foi o missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, também canonizado pela Santa Igreja, que seguiu, sempre, sua virtuosa orientação.

Fonte: Les Petits Bollandistes, Vies des Saints, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, tomo XIII.
https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/santo-afonso-rodrigues/#gsc.tab=0

 


 

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários