Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Urbano V, Papa e Pastor da Igreja - Data: 18 de Dezembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
Santo Urbano V, rogai por nós em nossos deveres cotidianos, pois fostes um exemplo de dedicação e ação frutuosa!

Santo e Pastor, diplomata e intelectual, todas essas são características de Santo Urbano V. Ele foi um importante marco na Igreja do Senhor em anos obscuros, quando a autoridade eclesiástica estava sendo muito contestada.

Antes de ingressar na vida monástica, Guillaume, nome do santo antes de tomar o título de Urbano, se formou em direito com louvor na Universidade de Montpellier e também em Avinhão, na França. Era brilhante, tanto em memória para leis quanto em locução para as expressões de causa.

Mas nosso santo não permaneceu muito tempo disposto a galgar os degraus da glória mundana. Trocou a toga de direito pelo hábito beneditino, procurando a felicidade da pátria celeste já aqui na Terra.

Guillaume foi professor, e sua humildade e exemplo precedia sua intelectualidade. Generoso e com uma boa educação, pois nasceu em berço de nobre família, foi designado pelo papa Inocêncio IV para missões diplomáticas.

Como papa, Urbano V é exemplo de dedicação

Deus dá aquilo que pede, enquanto o demônio tira aquilo que promete. Pedindo o Senhor que o Guillaume abandonasse o prestígio advocatício, prescreveu a seu servo outra glória ainda mais notória: o papado. Uma honra e uma cruz, que agora Urbano V tomaria com cuidado e frutificaria em dádiva a Nosso Senhor.

Era tanto o reconhecimento do santo monge beneditino na Cristandade que foi eleito papa mesmo sem ser cardeal. Aceitando o título, Urbano V se sentou na sede pontifícia e trouxe ao sólio papal um reconhecimento virtuoso que havia deixado de existir.

Em seu pontificado, Urbano V realizou coisas admiráveis, entre elas citamos as principais: uma reforma profunda na corte romana eclesiástica, naquela época com escândalos e corrupções. O santo procurou inculcar a moral abandonada e zelar pela atuação de cardeais e bispos próximos ao trono pontifício.

Por outro lado, a pedido do próprio rei polonês, edificou a Universidade de Cracóvia; também fundou o colégio médico junto a universidade de Montpellier, onde havia se formado, custeando mesmo bolsas para estudantes pobres.

No campo militar, Urbano V proclamou uma das cruzadas, indo contra a crueldade dos turcos que invadiam a Europa.

No terreno religioso, deu especial atenção às missões em regiões europeias ainda não evangelizadas, como a Romênia e Bulgária. Também quis a formação religiosa da longínqua Mongólia, na Ásia, e não mediu esforços para que isso acontecesse.

O Santo Papa retorna à Roma

Por último e não menos importante, Santo Urbano V quis trazer a sede papal para Roma novamente. Em 1307, o Rei francês Felipe, o Belo, por pressão militar, levou o papa da época a residir em Avinhão, cidade francesa. Assim, em 1367, sessenta anos depois, Santo Urbano conseguiu ir residir com a corte pontifícia novamente em Roma.

Infelizmente, não esteve muito tempo no papado para empreender ainda mais reformas santas. Foram apenas oito anos no trono de Pedro, e, em 1370, no dia 19 de dezembro, o Santo Papa falecia em Avinhão, pois sua conquista de voltar a sede romana não durara muito.

Urbano V foi um luzeiro de virtude e dons do Espírito Santo para a época que viveu. A Santa Igreja tinha decaído muito devido ao Humanismo, e, não muito anos da morte do nosso santo cairia em cisma e divisão. Com certeza o exemplo de Santo Urbano foi essencial para que as nações não perdessem a fé no representante de Cristo na Terra.

Cf. https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santo-urbano-v/423/102/
 
Comentários