Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Artigos


Nossa Senhora do Bom Remédio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/10/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
A devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio (ou dos Remédios, do Remédio), teve origem na Ordem da Santíssima Trindade, que foi herdada do Fundador São João da Matha, morto em Roma em 17 de dezembro de 1213.

Bom Remédio

Origem da Invocação

Conforme a tradição, assim se originou a devoção a Nossa Senhora do Bom Remédio: Foi o terceiro ministro geral da ordem trinitária, frei Guilherme o Escocês (+1222), que primeiro começou usar este título para Nossa Senhora. Entretanto, alguns escritores dizem que foi com o Fundador da Ordem da Santíssima Trindade, São João da Matha, a origem de tal invocação.

“Do Remédio”, “do Resgate”, ” da Libertação”

Na linguagem medieval todavia, os verbos “redímere” e “remediare” e os substantivos “redémptio” e “remédium”, tinham um significado similar: redimir, resgatar; resgate, remédio (com o sentido de salvação, libertação). Isto explica porque, nos escritos dos séculos XVI-XVII, se dão à padroeira os três títulos: “do Remédio”, “do Resgate”, ” da Libertação”.

De fato, a representação mais antiga hoje conservada é uma imagem românica, que pertenceu à primeira casa dos trinitários em Marselha. Nela a Virgem está sentada, com o Menino no braço esquerdo e com a bolsa de dinheiro no direito.

Sem dúvida, a bolsa alude, como relatam muitos biógrafos, à aparição e ao socorro dado por Nossa Senhora a S. João da Matha. Este santo, em certa ocasião, estava sendo pressionado pelos muçulmanos que exigiam o preço duplicado por escravos já resgatados, sob ameaça de reconduzi-los em prisão. Mas ele rezou fervorosamente a Nossa Senhora do Bom Remédio e obteve o milagre que tanto suplicava.

Patrona da Ordem dos Trinitários

Dessa forma, o Capítulo Geral da Ordem Trinitária de 1230, celebrado em Cerfroid, ratificou a veneração da Virgem Maria como patrona da Ordem.

Ademais, no Capítulo Geral de 1688 mandou venerar a Virgem como padroeira com o título “do Remédio”, dedicando-lhe em cada convento um altar e celebrando sua festa a 7 de outubro, com sermão e particular solenidade. Em 1921, frei Xavier da Imaculada, Ministro Geral dos Trinitários, proclama o patrocínio da Virgem do Bom Remédio sobre toda a Ordem Trinitária; e este dado se inclui nas Constituições da Ordem de 1933. Com a Carta Apostólica “Sacrarium Trinitatis”, do dia 10 de março de 1961, o papa João XXIII deu caráter oficial na Igreja a este título e patrocínio.

Santo Agostinho: solícita, atenciosa

“Santo Agostinho afirma, que sendo a Virgem mais santa que todos os santos, é também mais solícita e mais atenciosa que todos eles nas nossas provas.

Então, tu que tens tantas necessidades espirituais e temporais, em casa e na família, reze para a Mãe do Bom Remédio assim: Senhora, vem em meu auxílio; obtém o perdão dos meus pecados, o aumento de minhas virtudes, a saúde na enfermidade, o remédio nas tantas necessidades que tenho em minha vida terrena e sobretudo, Senhora, te peço, assegura-me a salvação eterna e que possa te ver no céu para amar-te mais do que tenho te amado neste mundo”.

Nossa Senhora do Bom Remédio no Brasil

Bom Remédio

A solenidade de Nossa Senhora do Bom Remédio, Mãe e Padroeira da Família Trinitária, se celebra em toda a Ordem a 8 de outubro. No Brasil, Nossa 

Foi introduzida em Portugal por religiosos franceses da Ordem da Santíssima Trindade para a redenção dos cativos, que estiveram em Lisboa no início do século XIII.

A Ordem se espalhou pela Europa, de maneira especial pela Península Ibérica (parte da qual era ocupada e dominada pelos muçulmanos) e até o século XVIII já havia libertado 900.000 escravos.

Ainda hoje se encontram capelas, igrejas, paróquias dedicadas a Nossa Senhora dos Remédios.

Fontes:

-“Invocações da Virgem Maria no Brasil” de Nilza Botelho Megale, 3a Edição, Vozes
-“Os Milagres de Nossa Senhora do Remédio” de Paulo Aznar, osst, presbítero)
– www.trinitarios.com.br

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários