Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Semana de Fátima II: Aparições de Fátima - Data: 10 de Maio 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

As aparições de Fátima estão cheias de detalhes e características, e descrevê-las todas aqui em seus pormenores seria impraticável. Por isso, resolvemos lista-las de uma forma cronológica para situar melhor o leitor. Todos os fatos mais extensamente abordados estão presentes no livro “Por Fim Meu Imaculado Coração Triunfará", de Mons. João Clá, fundador dos Arautos do Evangelho.

Leia: Os pastorinhos foram preparados pelo Anjo de Portugal

Há uma série de pedidos que foram feitos aos pequenos pastorinhos por Nossa Senhora. Eles estarão descritos num final subtítulo, pois ficam mais claramente expostos.

Relatos das aparições de Fátima

Primeira aparição:

  • Numa manhã de domingo, no dia 13 de maio.
  • Descrição de Lúcia: “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espalhando luz mais que um copo de cristal cheio de água cristalina atravessada pelos raios do sol mais ardente”.
  • Reação dos Pastorinhos: Paz e serenidade; pedido de irem ao Céu e posterior melhora na recitação de suas orações, sobretudo o terço.

Segunda Aparição

  • Jacinta relata aos pais as aparições: assim, algumas dezenas de pessoas estão presentes no dia 13 de junho.
  • Nossa Senhora revela seu Imaculado Coração cercado de espinhos, anunciando seu desejo de que Lúcia comunique ao mundo esta devoção, e que levaria Francisco e Jacinta logo para o Céu.
  • Promessa de Nossa Senhora a Lúcia, que ficaria sozinha aqui na Terra: "Eu serei seu consolo".
  • Os pastorinhos pedem a cura de alguns aldeões e Maria Santíssima responde: "Se se converterem, curar-se-ão".

fatima2Terceira Aparição

  • Multidão de 3 mil pessoas presentes no dia 13 de julho
  • Provação de Lúcia: Sua família não acredita nela, e além disso, o pároco lhe incute medo e alega que pode ser o demônio. Assim, ela quase desiste de ir à Cova da Iria, chegando lá nos últimos instantes.
  • É nesta aparição que Nossa Senhora revela aos pastorinhos os Segredos de Fátima, e, neles, nos são transmitidos seu triunfo: “Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará”.

Quarta Aparição

  • Esta aparição é a única que se dá em um dia diferente dos demais, entre 15 a 19 de agosto. Motivo: os pastorinhos forma sequestrados pelo administrador da província vizinha, Artur dos Santos.
  • As pequenas crianças têm grandes provações: de ameaças vazias a mimos irreais, o administrador tenta obter delas o segredo que Nossa Senhora lhes anunciou na aparição passada. Passam um tempo presos com outros condenados, que se emocionam com a inocência dos pastorinhos.
  • Nossa Senhora, não os tendo encontrado no dia 13, volta a lhes aparecer, e desta vez pede que se construam, com as doações deixadas na Cova da Iria, andores para as procissões religiosas.

Quinta Aparição

  • A multidão já constava de quinze a vinte mil pessoas em 13 de setembro.
  • Nossa Senhora permite certos sinais sensíveis após esta aparição, tais como um globo luminoso que se movia do nascente para o poente; o sol que se empalideceu até o ponto de se verem as estrelas, mesmo sendo por volta do meio dia; e uma leve chuva de flocos de neve. De todos estes sinais há testemunhos escritos fidedignos.
  • Nossa Senhora equilibra a penitência dos pastorinhos, que, pela conversão dos pecadores, se mortificavam com sofrimentos.

Sexta Aparição

  • Para o grande milagre prometido por Nossa Senhora, acorrem à Cova da Iria em 13 de outubro mais de setenta mil pessoas.
  • Nossa Senhora, ao mesmo tempo que realiza o milagre do sol diante da multidão, mostra aos pastorinhos três visões: São José com o Menino Jesus abençoando o mundo; Cristo na via dolorosa, chagado e flagelado; e a própria Maria Santíssima se mostra revestida com os trajes do Carmo, com um semblante de triunfo.
  • Nossa Senhora se identifica aos pastorinhos: "Sou a Senhora do Rosário".

Pedidos de Nossa Senhora de Fátima

Um dos pedidos mais consistentes de Nossa Senhora de Fátima é o desejo de que os pastorinhos tenham uma vida de oração mais intensa: “Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz e o final da guerra". Lembremo-nos de que a Rainha de Fátima não tem outro desejo senão unir a humanidade cada vez mais a seu Divino Filho.

Outro pedido insistente nas aparições de Fátima Senhora foi a constância dos pastorinhos: “Quero que volteis todo dia 13”. A cada aparição, Ela lhes rogava que estivessem ali novamente no dia 13 do mês posterior, até sua última aparição, quando realizaria um milagre para que todos pudessem comprovar a realidade de seus avisos. Ela anuncia, pela primeira vez, este portentoso milagre na segunda aparição.

Já desde a primeira aparição, também Nossa Senhora dá aos pastorinhos uma vocação toda especial: “Quereis suportar os sofrimentos em reparação pelos pecados cometidos?” Várias vezes, em seus colóquios místicos, Ela lhes lembrava como os pecadores precisavam de oração e penitência para sua conversão. Os pastorinhos levaram tão a sério este pedido que na quinta aparição Nossa Senhora lhes modera a penitência, tal seu carinho e atenção pelas crianças.

Em sua segunda aparição, Nossa Senhora tem um pedido interessante a irmã Lúcia: que ela aprendesse a ler e a escrever, demostrando como Deus deseja que tenhamos e procuremos conhecimento.

Na última das aparições de Fátima, Maria Santíssima se revela ao mundo com o milagre do sol e anuncia aos pastorinhos quem é: “Sou a Senhora do Rosário”. Junto deste anúncio, vem o pedido da construção de uma capelinha em sua memória. Hoje, é a basílica de Fátima que está ali construída o grande monumento santo que a honra.

Cf. Por Fim Meu Imaculado Coração Triunfará, JOÃO S. CLÁ DIAS, 4 ed., 2016.
 
Comentários