Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Semana de Fátima IV: Segredo de Fátima - Data: 12 de Maio 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

O segredo mais bem guardado do século XX

Hoje, por fim, nós vamos tratar, talvez, do tema mais esperado, mais desejado, mais procurado quando o assunto são suas aparições: foi na sua terceira vinda que, em 13 de julho de 1917, Maria Santíssima revelou o Segredo de Fátima às crianças.

Cronologia do relato

Antes, porém, de falar do Segredo propriamente dito, é necessário dar um apanhado histórico de como este relato chegou a nós. A primeira vez que a Irmã Lúcia comunicou uma parte desse segredo foi em 1941. Ela escreveu algumas vezes as memórias dela: a primeira foi porque a fama de santidade de Jacinta já se espalhava. Então o bispo de Leiria pediu que ela contasse outros fatos da vida da santa menina e assim por diante. A segunda foi para completar a primeira. É apenas na terceira das memórias da Irmã Lúcia, porém, que nós encontramos a primeira referência ao Segredo.

No final do mesmo ano, a pedido do senhor bispo de Leiria, de outras autoridades também, ela volta a escrever uma quarta memória. Nesta ‒ ela terminou de escreve-la em 8 de dezembro do mesmo ano ‒ constam as duas primeiras partes do segredo.

A própria Lúcia vai atestar, na terceira das memórias, de que o segredo que ela conta possui três partes distintas. Então ela contou as duas primeiras partes em 1941 e ela mesma disse que não podia contar ainda a terceira parte desse segredo, que ela não podia transmitir porque Nossa Senhora e Deus Nosso Senhor tinham dito a ela que ainda não era o momento. Considerando as dificuldades que vamos descrever no próximo artigo, a irmã Lúcia hesita muito em escrever a última parte do Segredo. Só o faz quando a própria Nossa Senhora aparece mais uma vez a Ela, lhe autorizando a escrita.

Assim, em 3 de outubro de 1944, a irmã Lúcia lacra o envelope com o Segredo completo, mas é somente no dia 4 de abril de 1957 que entrega este ao bispo de Leiria, com destino à Congregação da Doutrina da Fé, no Vaticano. O pedido de Maria Santíssima, conta-nos sua fiel serva, era de que se revelasse a terceira parte do Segredo somente pelos arredores de 1960.

É então em 17 de agosto de 1959, que João XXIII, papa, recebe o envelope contendo o relato completo do segredo de Fátima. Mas o lacra novamente, após conhecer o conteúdo deste, decidindo não o revelar às multidões.

Nós sabemos que em 1981 o papa João Paulo II sofreu, no dia 13 de maio, na Praça de São Pedro, um atentado, um tiro à queima roupa. Ele mesmo declara: este ato poderia e deveria tê-lo levado à morte. Miraculosamente ele sobrevive, definindo depois: “uma mão maternal desviou a trajetória daquela bala”. Então ele pede para que tragam a ele o envelope com o Segredo de Fátima.

O Papa teve contato com a terceira parte e toma uma deliberação: realizar a consagração que Nossa Senhora pedia ali ao seu Imaculado Coração, neste mesmo ano de 1981. E no dia 25 de março de 84 o papa renova mais uma vez esse ato de consagração, desta vez em união espiritual com todos os bispos, entregando ao Imaculado Coração todos os homens e todos os povos.

Entretanto, a íntegra do Segredo só é revelada à humanidade em 26 de junho do ano 2000, lido pelo cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Joseph Ratzinger.

Primeira e Segunda parte do Segredo de Fátima

Lembremo-nos de que a Irmã Lúcia escreveu já na sua terceira memória, no dia 31 de agosto de 1941, as primeiras partes do Segredo de Fátima, não fazendo destas um mistério.

Nas palavras dela: “O segredo consta de três coisas distintas, duas das quais vou revelar: a primeira foi, pois, a vista do inferno. Nossa Senhora mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d’elas mesmas saiam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas em os grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor”. 

“Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu e se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor”.

Continua ela, agora narrando a segunda parte: “Em seguida, levantamos a vista para Nossa Senhora, que nos disse com bondade e tristeza: ‘Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre”.

“Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”.

É impressionante porque a Revolução Soviética na Rússia, a Revolução Comunista, explodiu somente no final de 1917. Estamos em julho e essa revolução vai ter como marca oficial novembro. Portanto, Nossa Senhora faz uma previsão impressionante.

Maria Santíssima continua: “Os bons serão martirizados. O Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”.

Percebemos, portanto, que o cerne dessas primeiras partes do segredo de Fátima é justamente a devoção ao Imaculado Coração de Maria, que é o caminho pelo qual Deus vai fazer com que o Reino de Nossa Senhora se estabeleça na Terra.

Essas são as duas primeiras partes reveladas no início da década de 40, 1941.

Cf. Por Fim Meu Imaculado Coração Triunfará, JOÃO S. CLÁ DIAS, 4 ed., 2016.
 
Comentários