Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Avança em Valência projeto juvenil de evangelização “Construir a nova cidade”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quinta-feira, 21-05-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Valência, a partir da comissão diocesana de Infância e Juventude, porá novamente em marcha o projeto juvenil de evangelização “Construir a nova cidade”, com o qual se busca que as novas gerações transmitam a alegria do Evangelho.

Avança em Valência projeto juvenil de evangelização _Construir a nova cidade_ 1.jpg

A iniciativa, impulsionada no ano passado por Dom Carlos Osoro, então Arcebispo de Valência, hoje Arcebispo de Madri, responde ao chamado que fez o Santo Padre Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’, na qual o Pontífice anima para que se anuncie sem descanso a alegria do Evangelho, sem deixar-se roubar o entusiasmo missionário, a esperança e a força para evangelizar.

A proposta missionária se dirige aos jovens entre os 16 e 35 anos, que poderão inscrever-se através da página do facebook de “Missão Jovem” para participar das diversas atividades que se desenvolverão entre os dias 12 a 19 de julho próximo em diferentes paróquias e localidades da Diocese de Valência.

Como explicou Óscar Benavent, encarregado da comissão diocesana de Infância e Juventude, que foi citado pela AVAN, agência de notícias da Arquidiocese valenciana: “os jovens sairão de seu ambiente habitual acompanhado por um sacerdote ou religiosos para encher de alegria do Evangelho sua cidade ou povo designado”.

Entre as atividades que se desenvolverão, os jovens colaborarão com a animação litúrgica nas missas, visitarão aos anciãos e enfermos, assim como as religiosas, apoiarão as catequeses das crianças, as famílias com problemas, colaborarão com as Cáritas paroquiais e os economatos, entre outras; todas elas se farão “como os primeiros discípulos, com o posto: sem alforja, sem bastão nem sandália de reposição, sem dinheiro”, tal como manifestou Dom Osoro no ano passado quando deu início a esta proposta missionária.Avança em Valência projeto juvenil de evangelização _Construir a nova cidade_ 2.jpg

O projeto juvenil “Construir a nova cidade” foi acolhido pelo Cardeal Antonio Cañizares, Arcebispo de Valência, que em seu ministério pastoral na Diocese valenciana quis dar prioridade aos jovens, como o fez seu predecessor.

Assim o fez saber o purpurado na mensagem que dirigiu aos fiéis da Diocese uma vez começou seu trabalho em Valência: “Não quis deixar sem uma saudação expressa, explícita e viva aos jovens. Sabei que os quero e que me sinto muito ao vosso lado. Queridos jovens, confio em vós! Estamos em tempos difíceis. Quase todos os convidam para que sigais outros caminhos distintos ao de Jesus Cristo. Mas só Ele é o caminho que buscais, o que os conduz à felicidade que anelais. Desejo fazer e seguir este Caminho ao vosso lado, convosco, compartilhando vossos gozos e esperanças. Ele nos convida para que percorramos juntos e sem medo”.

Entre as atividades promovidas pela Diocese valenciana para os jovens, além do projeto missionário do próximo mês de julho, também segue animando as Vigílias Itinerantes de jovens que preside o Cardeal Cañizares em diversas paróquias da jurisdição eclesial a cada primeira sexta-feira do mês. Durante as vigílias os jovens oram diante do Santíssimo Sacramento, participam da proclamação de uma leitura vocacional e da catequese do purpurado. (GPE/EPC)

 
Comentários