Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Códice mais antigo da Bíblia Vulgata é exposto em Florença, Itália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florença – Itália (Segunda-feira, 22-06-2015, Gaudium Press) A Biblioteca Medicea Laurenziana de Florença, Itália, realizará uma exibição de 29 de junho a 03 de outubro de 2015 sobre um dos mais valiosos manuscritos da Sagrada Bíblia em língua latina: o Codex Amiatinus. Este importante documento é a cópia mais antiga da tradução da Sagrada Bíblia feita por São Jerônimo ao latim, edição conhecida como a Vulgata.Códice mais antigo da Bíblia Vulgata é exposto em Florença, Itália.jpg

Os assistentes poderão conhecer os conteúdos do enorme livro de mais de 75 libras de peso e 1040 folhas de pergaminho de bezerro através de uma cópia idêntica em exibição e uma versão digital que os espectadores poderão manipular para apreciá-la página por página. Os textos copiados a mão e as ricas decorações e ilustrações das páginas poderão ser admirados para contemplar a extraordinária beleza e devoção empregados na preservação da Revelação divina.

O Codex Amiatinus foi elaborado no século VIII pelo mosteiro inglês de Wearmouth-Jarrow, por encargo do Abade Ceolfrid, que conhecia a São Beda o Venerável, o qual fez possível que o Santo, um dos mais cultos religiosos de sua época, pudesse ter alguma relação com a elaboração do documento. A Sagrada Bíblia foi enviada como obséquio à Basílica de São Pedro em Roma e doada posteriormente à Abadia do Santo Salvador em Monte Amiata, motivo pelo qual o códice é conhecido como a “Biblia Amiatina”.

A obra foi expropriada pelo Grão Duque de Toscana, Pietro Leopoldo, no século XVIII, durante a supressão de numerosas ordens religiosas em seus domínios, e conservado na Biblioteca Medicea Laurenziana em Florença, a qual organiza a presente exposição. Além de conhecer o Codex Amiatinus, os visitantes poderão apreciar os originais de sete Bíblias de particular interesse. (GPE/EPC)

 
Comentários