Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Curso para Bispos no Rio: quinto dia de conferências
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 06-02-2014, Gaudium Press) O Cardeal Dom Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, ministrou a conferência que abriu os trabalhos na quarta-feira, 05, do Curso para Bispos, no Centro de Estudos do Sumaré, localizado no Rio Comprido, no Rio de Janeiro.

2.JPG
Dom Fernando Filoni | Foto: Arquidiocese
do Rio de Janeiro

Voltando a abordar o tema da missão Ad gentes da Igreja, com foco na fenomenologia da consciência missionária, o Cardeal destacou novamente a natureza missionária da Igreja, com base nos documentos escritos pelos papas João Paulo II e Bento XVI até os dias de hoje.

De acordo com o Cardeal, a missão Ad gentes se torna necessária nos dias de hoje, pelo fato de diferir da atividade pastoral realizada em meio aos fiéis e das iniciativas a serem tomadas para a recomposição da unidade entre os cristãos.

Dom Filoni ainda apresentou números recentes da realidade da missão Ad gentes da Igreja pelo mundo, chamando a atenção também para a evangelização nos países de tradição cristã reforçada pelo Papa Francisco, que “sonha com uma Igreja em saída missionária capaz de transformar tudo”.

Para o Cardeal, é necessário ter atenção aos não-cristãos que vivem nas dioceses brasileiras e também a nova geração de não-batizados, além de uma “re-evangelização” dos próprios batizados. Além disso, ele ressaltou a obra missionária realizada pelos movimentos leigos e associações de fiéis.

“Desejo à Igreja no Brasil uma consciência missionária profunda, não apenas ad intra, mas também ad gentes, na consciência de que uma Igreja amadurecida não deixará de ter no coração a obra missionária no mundo e que o entusiasmo pela evangelização seja semente de renovação espiritual e moral de nosso povo”, concluiu Dom Filoni.

1.JPG
Dom João Braz de Aviz | Foto:
Arquidiocese do Rio de Janeiro

Dom Aviz: “Nós seguimos o chamado d’Aquele que nos atraiu

Prosseguindo com as conferências no Centro de Estudos do Sumaré, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Dom João Braz de Aviz, deu continuidade ao tema “Cinquenta anos do Decreto Conciliar ‘Perfectae Caritatis’ – sobre a atualização dos religiosos” e conduziu uma reflexão sobre o sentido da vida consagrada.

“Assim como nos fala o Papa Francisco, é necessário compreender que ‘Deus é um enamorado de nós’. É Deus que vem ao nosso encontro e nos chama. Em todas as vocações na Igreja existe um primeiro momento que é a atração que Deus exerce sobre as pessoas. A medida de Deus é esse amor. Cristo é alguém que nos atrai pelo seu amor, que foi demonstrado na cruz. Ele dá a vida e tudo o que tem. Jesus se fez homem e arrisca tudo por nós para que possamos estar na família d’Ele, estar com Ele”, afirmou Dom Aviz.

Para o Cardeal brasileiro, seguir a Cristo não é simplesmente seguir regras e normas éticas, mas buscar estar perto d’Aquele que chama e atrai os escolhidos.

“Nós seguimos o chamado d’Aquele que nos atraiu, porque ficamos enamorados”, ressaltou. Segundo Dom Aviz, é necessário que os consagrados se preparem para testemunhar a Fé em maio às necessidades dos tempos atuais, pois “é preciso buscar uma luz ainda mais profunda”, com uma compreensão mais profunda para que possamos responder a esse momento atual.

Logo depois, o purpurado convidou o Cardeal Dom Fernando Filoni para contar a experiência dele na evangelização na China, local onde os cristãos possuem dificuldades para manifestar a Fé católica. (LMI)

Da redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários