Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Documentário mostra em 3D a beleza de quatro Basílicas Papais
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Segunda-feira, 16/03/2016, Gaudium Press) – Miguel Ângelo, Bernini, Borromini…

Talvez a melhor maneira de apreciar as obras de arte desses mestres famosos seja passear pelas ruas e igrejas de Roma.Documentário mostra em 3D a beleza de quatro Basílicas Papais.jpg

Mas atualmente existe outra forma de apreciar o trabalho deles: ver o documentário ‘São Pedro e as Basílicas Papais de Roma’ um filme em 3D, elaborado pelo Centro Televisivo Vaticano e Sky Television com imagens exclusivas em três dimensões.

As Basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Mayor e São Paulo Fora dos Muros podem ser vistas de uma perspectiva única, por dentro e por fora.

O filme de 90 minutos, recolhe explicações exaustivas de cada Igreja feitas por especialistas em matéria de arte e história.

Na entrada das câmaras de filmagem em cada Basílica são mostradas ilustrações do livro ‘Passeios por Roma’, de Stendhal. Mas, segundo os criadores do filme, existem imagens mais espetaculares para serem vistas.

A diretora Cosetta Lagani do filme diz que: “Tem uma imagem que, com certeza, aqueles que virem o filme não esquecerão jamais. É a vista da Cúpula de São Pedro, de Miguel Ângelo, nunca ela foi vista em perpendicular, em 3D e de tão perto como agora.

Mas existem muitas outras obras a serem vistas: a Pietá, de São Pedro filmada em todos os detalhes; o relicário ou as descrições que os peregrinos deixaram na tumba de São Pedro”.

O filme documentário mostra também imagens aéreas de Roma. Elas transportam o espetador de uma Basílica para outra, como se fosse uma peregrinação.

As filmagens duraram duas semanas e foram aproveitadas as horas de menor afluência em cada Basílica e Cosetta Lagani aponta esse detalhe como um outro chamariz para o filme: “Outra grande exclusividade é ter o privilégio de fazer uma visita sozinho nestes quatro grandes monumentos”.

O projeto nasceu do êxito que teve outros filmes anteriores em 3D. Entre eles os documentários sobre o Santo Sudário, a canonização de João Paulo II, o da a Galeria Uffizi, de Florença.

O Documentário será projetado em abril em cinemas da Itália e posteriormente será mostrado na América e demais países da Europa. (JSG)

 
Comentários