Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Canísio Klaus comenta “Proteção contra as enfermidades” no mês de fevereiro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/02/2012
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz do Sul (Sexta-Feira, 10/02/2012, Gaudium Press) Em seu mais recente artigo, intitulado “Proteção contra as enfermidades”, o Bispo Diocesano de Santa Cruz do Sul (RS), Dom Canísio Klaus, falou sobre duas importantes datas relacionadas com a saúde que são festejadas neste mês de fevereiro, e que se tornam mais relevantes na medida em que ajudam a preparar a Campanha da Fraternidade de 2012, que tem por tema: “Fraternidade e Saúde Pública”.

O primeiro evento que evoca saúde é o Dia de São Brás. A celebração deste Bispo, que morreu martirizado no ano 316, se popularizou com a benção contra os males da garganta e de todos os outros males que fragilizam o nosso corpo.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. São Brás parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Hoje muitas mães e pais continuam a buscar a intercessão de São Brás para protegerem seus filhos contra as doenças da garganta e outros males do corpo. Muitas pessoas, confiantes de que São Brás as protegerá das enfermidades, se deixam tocar pelas velas cruzadas acompanhando devotamente a oração do ministro da Igreja: “Pela intercessão de São Brás, bispo e mártir, Deus te livre dos males da garganta e de todos os males. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Outra data relacionada com a saúde é 11 de fevereiro, quando comemoramos Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial dos Enfermos.

Para esta data, o Santo Padre enviou uma mensagem a todas as Dioceses, solicitando atenção especial para com os enfermos, no desejo de que “os doentes e os que sofrem encontrem na fé uma âncora segura”. A mensagem, inspirada no Evangelho de Lucas (17,19), leva o título de “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou”. O papa reitera que “a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda vida humana, particularmente se frágil e enferma, e a curvar-se sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los”. No final, o Papa pede que Maria, Mãe da Misericórdia e saúde dos enfermos, “acompanhe e sustente a fé e a esperança de cada pessoa doente e sofrida no caminho da cura das feridas do corpo e do Espírito”.

As celebrações de São Brás e de Nossa Senhora de Lourdes servem de motivação para a Campanha da Fraternidade sobre Saúde Pública, que estaremos realizando durante a quaresma deste ano. O desejo de “que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8), está incluso no anúncio do Reino de Deus e nas comemorações deste início de fevereiro.

Que São Brás e Nossa Senhora de Lourdes nos ajudem a, como discípulos-missionários de Jesus Cristo, sermos consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte!

 
Comentários