Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja no Rio realiza primeira edição do Congresso para representantes da juventude católica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/03/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 04-03-2015, Gaudium Press) A primeira edição do Congresso para Líderes da Juventude, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, aconteceu no Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Na ocasião, os representantes da juventude articularam um projeto comum de evangelização, além de incentivar o seu protagonismo dentro da Igreja.

Igreja no Rio realiza primeira edição do Congresso para representantes da juventude católica.jpg

Logo no início, houve Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que em sua homilia, ressaltou o papel juvenil dentro da Igreja, uma vez que o jovem pode ser protagonista das mudanças deste mundo.

Depois, comentou a necessidade da união entre todos apesar das diferentes formas de atuação e carismas. “Vamos aproveitar o tempo da Quaresma para nos renovarmos, escolhermos novamente o Senhor Deus, o primeiro amor. Que os jovens sejam testemunhas de tempos novos, sinais de Cristo, e que esse encontro nos faça sentir enviados para cumprirmos bem nossa missão”, concluiu.

Após realizada a Santa Missa, o evento prosseguiu com o Padre Jorge Carreira, assessor eclesiástico do Setor Juventude, onde advertiu os jovens quanto à necessidade de eles se colocarem disponíveis para servirem a Cristo e a Igreja, apontando três tópicos: “desejar ser amigo de Cristo; cuidar da nossa casa, a Igreja, e de nossos irmãos e por último, ser um pastor de almas, atraindo mais pessoas para a Igreja mostrando a elas o amor a Cristo”.

Por sua vez, o Bispo animador da juventude na Arquidiocese do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, realizou uma palestra sobre o que a Igreja espera do jovem e declarou que espera ver a disponibilidade dos jovens a participar de uma atividade que envolva a responsabilidade juvenil dentro da Igreja. “Os jovens querem participar mais ativamente da Igreja, não sendo apenas sujeitos passivos da evangelização”, completou.

Para Dom Antonio, “o jovem é o grande motor da Igreja, há anos foi reconhecido que não podemos crescer sem a participação juvenil”.

O Padre Jorge Carreira informou ainda que o Setor Juventude pretende organizar uma edição anual do Congresso, sempre no início do ano. Além disso, neste ano, devem acontecer cursos de formação para líderes juvenis.

“Queremos oferecer uma formação daquilo que a Igreja está falando sobre o jovem. Temos o objetivo de motivá-los, mostrar que eles são importantes, são apóstolos de outros jovens. Não podemos desanimar dessa evangelização.”

A programação do encontro contou ainda com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários