Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novenário em honra a Nossa Senhora acontece no Santuário de Aparecida
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Segunda-feira, 06-10-2014, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora Aparecida vem reunindo milhares de fiéis neste mês de outubro. Com uma extensa programação, que reúne momentos de oração e Fé, a Casa da Padroeira do Brasil comemora este momento com a realização da tradicional Novena Solene em honra a Virgem Santíssima.Santuário de Aparecida.jpg

No segundo dia do novenário dedicado a Nossa Senhora, no Santuário Nacional em Aparecida, São Paulo, neste sábado, dia 4, centenas de devotos renderam homenagens a Imagem da Mãe Aparecida.

Presidindo a celebração, o Bispo Emérito de Palmares, no Pernambuco, Dom Genival Saraiva de França, ajudou os fiéis a refletirem o tema ‘Maria: presença consoladora na dor’.

Dom Genival Saraiva destacou que nós nos aproximamos de Maria, pois Ela foi a mãe que sofreu junto a seu Filho as dores do calvário. “O exemplo de Maria nos ajuda a compreender o verdadeiro sentido da dor, ao contemplar seu sofrimento junto a seu Filho no Calvário”, afirmou.

O Bispo Emérito enalteceu também a importância dos mártires da Igreja, por suas lutas, dores espirituais, dores físicas, que são refletidas nos casos de perseguição de cristãos nos dias atuais. “Nós temos as nossas dores, mas Jesus e Maria nos ajudam a suportá-las”.

“Maria nos convida a acordar nosso coração e buscar a justiça”

No terceiro dia da Novena, o lema que guiou os fiéis no dia foi “Maria: Força dos que lutam pela justiça!”

O Bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Souza, foi quem celebrou a Santa Missa deste domingo, 5 de outubro. Na ocasião, o prelado auxiliou os fiéis a refletirem a temática da novena: “Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!”.

Dom João Bosco lembrou os devotos que na época, Maria Santíssima deu seu “sim” ao plano de um Deus justo e capaz de destronar os imponentes e elevar os oprimidos, pois Ela é considerada “a força para vencermos a injustiça”. “Ela abriu seu coração a Palavra que se fez carne, abriu a sua vida a esse Deus justo e se tornou capaz de viver essa justiça divina”.

O Bispo de Osasco disse que a Virgem Santíssima é tida como um exemplo para todos, pelo fato de que Ela soube compreender o sentido da justiça de Deus.

Segundo o prelado, os cristãos têm, a partir do exemplo de Maria, o convite de buscar vencer a injustiça, buscando a santidade.

“Se Maria, como mulher simples, foi capaz de abrir o coração à Palavra Divina e dizer que é preciso ajustar e justificar esse mundo, Ela também pode nos ensinar a fazer isso.”

O Bispo acredita que “Maria nos convida a acordar nosso coração e buscar a justiça”.

Ainda, ressaltando o mês das missões, Dom João relembrou que cabe a cada cristão é levar a justiça de Deus a todos àqueles que sofrem com as injustiças, pois “Maria é a missionária da justiça e nos ensina a sermos permanentemente missionários”.

No final de sua homilia, Dom João Bosco enfatizou: “que possamos celebrar com Maria Santíssima esse novo mundo que Jesus quer: um mundo fraterno, justo e feliz”.

Programação da Novena

Nesta segunda-feira, dia 6, será celebrado o quarto dia da Novena da Padroeira do Brasil, onde os fiéis realizarão uma análise acerca da temática “Maria: Consoladora dos excluídos”.

O novenário começa às 15h, sendo presidido pelo Padre Casimiro Zbigniew Malolepszy, da Vice Província Redentorista da Bahia.

Já a Novena Solene, às 19h, será celebrada pelo Bispo Diocesano de Guarulhos, Dom Edmilson Amador Caetano. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

 
Comentários