Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Uma viagem nos passos do Santo Sudário de Turim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/02/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Quarta-feira, 18-02-2015, Gaudium Press) Por ocasião da exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim, que ocorrerá entre os dias 19 de abril e 24 de junho próximo, o Centro Internacional de Sindologia, em união com o Museu do Santo Sudário de Turim, Effatà Tour e Effatà Ediciones, apresentou vários itinerários religiosos, culturais e históricos sob os passos da Santa Síndone. Tudo como preparação para a mostra extraordinária que reunirá milhares de pessoas na cidade italiana.

Uma viagem nos passos do Santo Sudário de Turim.jpg

Segundo expôs Bruno Barberis, diretor do Centro Internacional de Sindologia, os itinerários incluirão várias viagens culturais que ajudarão os visitantes do tecido sagrado a “preparar-se de maneira profunda, entre a história e a ciência, para a peregrinação, assim como a ler com um olhar diferente o sagrado linho que será exposto na Catedral de Turim”.

Para isso, se propôs seis passeios, que duram entre um e seis dias, cada um dos quais prevê a visita do Santo Sudário na Catedral, assim como uma visita reservada ao Museu do Santo Sudário. O propósito é aprofundar nos aspectos mais relevantes do tecido no qual se acredita que cobriu o corpo de Jesus após sua crucifixão; isto através de obras e objetos que falam sobre sua história, a ciência por trás do Sudário, assim como seu caráter artístico e, especialmente devocional.

Nestes itinerários os peregrinos poderão assistir a um filme que aprofunda sobre a pré-leitura da Síndone. Além disso, durante a visita ao Museu, assistirão a uma conferência com o tema “Santo Sudário, história e ciência”, sobre a impressão corporal do tecido, que oferecerá Nello Balossino, especialista sindólogo, que é também o vice-diretor do Centro Internacional de Sindologia. Adicionalmente, também se dedicará um espaço à importância da imagem, em fotografia e informática, para o estudo científico do Sudário.

Como uma viagem ao passado, também se seguirão os passos do Santo Sudário pela Casa de Sabóia, por muito tempo proprietária do Sudário. Como o explica Gianmaria Zaccone, historiador do Centro de Sindologia: “A Síndone, entre os anos de 1400 e 1500, como a relíquia mais apreciada da Casa de Sabóia, segue os movimentos da Corte de Sabóia, na época de uma corte itinerante, que viaja muito entre os Alpes, com numerosos testemunhos de uma devoção popular amplamente difundida”.

Outra das propostas inclui um passeio no centro de Turim passando pela Catedral, o Palácio real, a Igreja de San Lorenzo, o Santuário da Consolata, a Basílica do Corpus Domino e Valdocco na Basílica de Maria Auxiliadora, esta última para venerar São João Bosco, cujo bicentenário de nascimento se comemora neste ano de 2015.

Finalmente, os peregrinos também poderão realizar o caminho de “São Carlos Borromeu e o Sudário”, para seguir os passos da peregrinação a pé que realizou o Arcebispo de Milão para venerar o Santo Sudário no ano 1578, caminhando desde Milão até Turim. (GPE/EPC)

 
Comentários