Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A importância dos latinos no futuro da Igreja Católica nos EUA
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 17-02-2020, Gaudium Press) Uma mudança demográfica registrada na Igreja Católica nos Estados Unidos mostra um aumento da presença de católicos procedentes da América Latina a ponto de ter um papel relevante sobre o futuro da Igreja local. Os dados apresentados por ‘Pew Research Center’ e o ‘Public Religion Research Institute’ em duas análises diferentes mostram uma tendência neste sentido que parece ir em aumento, segundo informou a plataforma católica Aleteia.

A importância dos latinos no futuro da Igreja Católica nos EUA.jpg

A população norte-americana viveu um distanciamento generalizado da prática religiosa. De acordo com ‘Pew Research Center’, as pessoas que se identificam como cristãs nos Estados Unidos passaram de 78% em 2007 à 65% em 2019, uma diminuição que também afetou os católicos de origem hispânica, que passaram de 57% à 47%. Apesar desta participação dos hispânicos na tendência nacional ser uma chamada de atenção, não significa que sua influência seja necessariamente diminuída.

O estudo do ‘Public Religion Research Institute’ citado por Aleteia aborda a mudança que representa o aumento de não praticantes para a representação demográfica de comunidades como os hispânicos. Nos últimos 25 anos, a Igreja Católica nos Estados Unidos foi predominantemente constituída por fiéis brancos, que compunham 87 por cento da Igreja. Para 2017, as cifras já haviam mudado notavelmente: 55 por cento dos fiéis católicos eram brancos, enquanto que os hispânicos representavam 36 por cento dos católicos do país.

Uma projeção baseada nas idades dos fiéis permite visualizar o futuro da Igreja. Menos de 36 por cento dos católicos menores de 30 anos são brancos, enquanto que os hispânicos representam 52 por cento. Nos fiéis de mais de 65 anos, 76 por cento são brancos, enquanto que os hispânicos constituem 17 por cento. Se estas proporções se mantêm, a povoação católica branca diminuirá naturalmente, enquanto que os hispânicos manteriam sua presença. A possibilidade de aumento da presença hispânica é maior se se analisa a expectativa de crescimento destas povoações.

Segundo o ‘Public Religion Research Institute’, os hispânicos nos Estados Unidos tem o dobro de probabilidades de ter filhos menores de 18 anos e uma maior probabilidade de constituir famílias numerosas, assim como uma maior possibilidade de transmitir a Fé Católica aos seus filhos. Diante das perspectivas de aumento dos que não se identificam com religião alguma, “é possível que na próxima década a porcentagem de católicos hispânicos tome a dianteira nos Estados Unidos”, concluiu Aleteia. (EPC)

 
Comentários