Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Do Pó da Terra ao Céu, à Glória Divina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

O Papa Francisco participou das cerimônias litúrgicas da Quarta-feira de Cinzas. Ao comentar o versículo: “Lembra-te que és pó da terra e à terra hás de voltar”, na cerimônia da Imposição de Cinzas, o Papa destacou que “o pó sobre a cabeça faz-nos ter os pés assentes na terra: recorda-nos que viemos da terra e, à terra, voltaremos; isto é, somos débeis, frágeis, mortais”.

De pó da Terra a maravilha…

Continuando suas considerações sobre a cerimônia das Cinzas, Francisco afirmou que “Deste modo, a cinza recorda-nos o percurso da nossa existência: do pó à vida.

Somos pó, terra, barro; mas, se nos deixarmos plasmar pelas mãos de Deus, tornamo-nos uma maravilha”, porque “nascemos para ser amados, nascemos para ser filhos de Deus. Nossas míseras cinzas são amadas por Deus”. E a Quaresma “é tempo de graça, para acolher o olhar amoroso de Deus sobre nós e, assim contemplados, mudar de vida. Estamos no mundo para caminhar da cinza à vida”

“A cinza pousa nas nossas testas, para que, nos corações, se acenda o fogo do amor. Com efeito, somos cidadãos do céu. E o amor a Deus e ao próximo é o passaporte para o céu; é o nosso passaporte”

Advertência do Santo Padre

Em sua homilia Francisco falou também da saída da vida para o pó, advertindo que devemos estar atentos para não cairmos no segundo percurso: o percurso contrário, da vida ao pó!

“Olhamos em redor e vemos pó de morte, vidas reduzidas a cinzas: escombros, destruição, guerra […] Continuamos a destruir-nos, a fazer-nos voltar ao pó. E quanto pó existe nas nossas relações! Vejamos em nossa casa, nas famílias […] Há tanto pó que suja o amor e embrutece a vida. Mesmo na Igreja, a casa de Deus, deixamos depositar tanto pó, o pó do mundanismo”.

Mas é necessário olhar também para dentro de si, para o interior do coração: 

“Quantas vezes sufocamos o fogo de Deus com a cinza da hipocrisia! A hipocrisia: é a imundície que hoje, no Evangelho, Jesus pede para remover. De fato, o Senhor não diz apenas para fazer obras de caridade, rezar e jejuar, mas que tudo isso seja feito sem fingimento, sem falsidade nem hipocrisia”

Conclusão

Para mostrar como deve-se limpar o pó do coração, o Papa disse em sua homilia: “a Quaresma é tempo de cura. Podemos efetuar duas passagens: a primeira, do pó à vida, da nossa humanidade frágil à humanidade de Jesus, que nos cura”, ou a segunda passagem, para não voltar a cair da vida ao pó: “vai-se receber o perdão de Deus, na Confissão, porque lá o fogo do amor de Deus consome a cinza do nosso pecado” .

 
Comentários