Eleito Bispo em idade muito avançada
São Narciso nasceu por volta do ano 96 d.C., e não se sabe a sua origem, apenas que não era judeu.
Como ele exercia muitas obras de caridade com enorme bondade, trabalhando na Cidade Santa por anos a fio, tornou-se tão querido que quiseram fazê-lo Bispo de Jerusalém quando o lugar ficou vago, no ano 186 d.C.
Deste modo, São Narciso foi eleito com a idade muito avançada para governar a sede de Jerusalém. Mesmo assim, não desanimou: São Narciso aceitou o encargo com energia e ótimas disposições.
Junto com Teófilo, Bispo da Síria, presidiu o Concílio de Cesareia. Neste, as autoridades eclesiásticas, com a participação do Santo, decretaram que a Páscoa Cristã seria sempre celebrada num domingo.
Assim, se divergia efetivamente da tradição judaica que consistia em celebrar a passagem de Moisés pelo Mar Vermelho, a Pessach, num sábado.
São Narciso é caluniado e se põe em exílio
Como era um Bispo enérgico e bem decidido, uma trama maligna se põe em efeito para desbancar São Narciso: três homens mentirosos vão até o tribunal, acusando o santo Prelado de um grave crime.
Já que não havia provas, os três juraram, impondo sobre si uma maldição: “Que eu seja queimado vivo se estiver mentindo!" – “Que a lepra me devore se eu não estiver falando a verdade!” – “E eu que fique cego se não for verdade o que digo!”
Como São Narciso não queria dividir o rebanho do Senhor e não podia desmentir a calúnia dos três malfeitores, impôs a si mesmo o exílio, indo morar no deserto, sozinho, orando e jejuando a Deus que salva aqueles que se confiam a Ele.
Apesar disso, o Senhor testemunhou pelo seu santo servo: o primeiro caluniador morreu queimado num incêndio, o segundo pegou lepra e morreu sozinho, e o terceiro ficou cego de tanto chorar pelo seu falso testemunho quando, apenas anos mais tarde, desesperado, confessara seu crime.
Como São Narciso não voltava, o povo pensou que este tinha falecido, elegendo outros Bispos para governar Jerusalém. Porém, qual não foi a surpresa de todos quando viram o Santo ancião voltar depois da morte dos três caluniadores!
Deste modo, assumiu novamente seu lugar como Bispo, servindo à sua diocese até a idade de 119 anos, quando expirou no Senhor em paz e santidade.
Milagre: água transformada em azeite!
O Santo Bispo, pela ocasião em que se celebrava a Santa Páscoa, deu-se conta de que faltava o azeite na Igreja. Visto que sem o óleo tornava-se impossível acender as velas e mesmo o Círio Pascal, a grande vela da celebração litúrgica, o Servo de Deus se pôs em silêncio.
Inspirado pelo Espírito do Senhor, São Narciso pediu uma vasilha de água.
Como fazia tudo pela vontade de nosso Deus, este o atendeu em sua oração quando impôs as mãos sobre a vasilha: a água transformou-se em azeite!
A data estimada de sua morte é o dia 29 de outubro; por isso, celebra-se sua memória santa também neste dia.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas