Nossa Senhora da Expectação e da Esperança

Comemorada a cada 18 de dezembro, a festa de Nossa Senhora do Ó é também chamada da Expectação ou da Esperança.

Esta festa é uma das mais antigas comemorações litúrgicas em louvor à Mãe de Deus.

Sua origem remonta ao ano de 656, quando o X Concílio de Toledo instituiu a Festum Expectationis Partus (Festa da Expectação do Parto), na qual se apresenta Nossa Senhora bem próxima do nascimento de Jesus.

No decorrer do tempo, o título de Nossa Senhora da Expectação acabou sendo mudado pela invocação de Nossa Senhora do Ó.

Isso porque, na semana anterior ao Natal, as antífonas estabelecidas para o Magnificat, no Ofício de Vésperas, se iniciam todas pela interjeição “ó”, logo depois seguida de um título messiânico: “Ó Sabedoria saída da boca do Altíssimo”, “Ó Adonai, guia da casa de Israel”, etc.

O ponto central de cada uma dessas sete antífonas é a súplica: “Vinde, não tardeis mais”.

E a delicadeza do gênio litúrgico da Igreja organizou-as de modo tal que o acróstico composto pelas iniciais latinas de cada antífona depois da interjeição “ó”, lidas em sentido inverso, forma a resposta do Divino Salvador a essa filial súplica: “Ero cras” (“estarei amanhã” ou “virei amanhã”).

Oração a Nossa Senhora do Ó

Doce Virgem Maria, cujo Coração foi por Deus preparado para morada do Verbo feito carne; pelas inefáveis alegrias da expectação do vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deuspara que o meigo fruto das vossas benditas  entranhas venha nascer misericordiosamente nos nossos corações, trazendo-lhes a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação da nossa vida e obtenção da nossa coroa no Paraíso, na vossa companhia. Assim seja.