Bonbonnières para portar homens
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Rosa de Santa Teresinha

Bonbonnières para portar homens
Felipe Rodrigues - 2010/05/28
Coches - Viena.jpg

O pecado é a aversão a Deus e a conversão às criaturas, diz São Tomás. Sendo o homem criado para servir, amar e glorificar a Deus, tudo aquilo que o afasta deste fim deve se rejeitado, e tudo aquilo que o aproxima deve ser aceito.

Ora, o homem não é, como os anjos, apenas espírito, senão que é constituído de corpo e alma. Portanto, não pode viver de acordo com sua natureza própria sem se utilizar de elementos materiais.

Há aqui uma aparente contradição. Se o pecado é a conversão às criaturas, e se o homem não deve pecar, como pode ser que esteja em sua natureza utilizar-se das criaturas?

Deus é a própria Sabedoria em substância e não poderia criar algo que fosse contraditório. Se há alguma falha devo procurá-la em mim, não em Deus.

O homem não só pode, mas deve utilizar-se das criaturas materiais que estão ao seu alcance, pois como diz o próprio Deus no Gênesis "Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento". (Cf. Gn 1, 28-30)

Qual é o erro então? A resposta é simples. Deus é o fim último do homem, todas as outras criaturas são instrumentos ou meios que o homem deve utilizar para mais facilmente subir até seu Criador. Por isso, o homem deve procurar as criaturas que mais o elevem a Deus e rejeitar as que d'Ele o afastem.

Porque Deus quer que subamos até ele através das criaturas? Como Deus é a humildade, Ele prefere agir através de causas segundas e dá ao homem capacidade de tomar as criaturas, como elas se encontram na natureza, trabalhá-las e "criar" verdadeiras maravilhas. Estas obras saídas das mãos humanas são as netas de Deus.

Uma das vias para se chegar ao conhecimento de Deus, abstraindo o da fé, é a beleza, segundo o Doutor Angélico. Ora, se a beleza nos dá provas de que Deus existe, quão quanto mais razão ela conduzirá para Ele os que já O conhecem. A beleza é um elemento muito eficaz para elevar o homem até seu Criador e deve ter um lugar especial na mente humana para que suas obras mais perfeitamente o levem ao seu fim.

Carruagens, estas verdadeiras bombonieres para portar homens, podem servir exemplo disto. Como é nobre que o homem ao invés de se deslocar daqui para lá andando use meios como esta magnífica carruagem. É verdade que ela não tem nemCoches.jpg de longe a capacidade de velocidade que existe nos automóveis de nossos dias, mas talvez isso seja mais uma de suas vantagens.

Qual era o estado de espírito do homem que andasse nessa carruagem? Placidez, elevação de espírito, delicadeza de alma, fortaleza de pensamento. Provavelmente diferente do homem moderno.

E o homem que idealizou a carruagem? Alma rica em amor a Deus, cheia de sabedoria - no mais alto sentido da palavra sabedoria, ou seja, um conhecimento saboroso das coisas divinas. Não imperava nele sobretudo o desejo do lucro ou da fama, mas sua principal intenção era fazer refletir um aspecto de Deus e elevar as almas de quantos utilizassem ou vissem aquela carruagem.

Talvez isso não fosse explícito em seu espírito, mas de tal maneira a sociedade de então vivia tendo Deus no centro de todas as coisas que tudo quanto se produzia sai quase espontaneamente maravilhoso. Que época diferente d que vivemos...

Qual é a vantagem de fabricar um meio de locomoção lindo, mas de pouca utilidade prática, e que além disso provavelmente iria custar mais caro? Imaginemos, por exemplo, que alguma casa de chocolates famosa no mundo tomasse uma dessas carruagens e estilizasse caixas de chocolate com essas formas e colocasse nessas caixas os seus melhores bombons. Não seria considerada uma idéia originalíssima? Certamente sim. E teria uma grande saída. Por quê? Muito simples! A alma humana tem sede das coisas belas, pois tem sede de Deus, Beleza absoluta.

Nós poderíamos nos perguntar qual dos meios de locomoção nos conduz mais ao nosso fim que é Deus. Quem ousaria dizer que é o último modelo de carro moderno? As criaturas devem ajudar o homem a encontrar a verdadeira felicidade aqui na terra a espera da felicidade sem fim que o aguarda no Céu. Para isso nada melhor que habituar-se, através de belezas efêmeras, à Beleza eterna que nos espera de braços abertos na eternidade.

Votar Resultado 2  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  ORAÇÕES