Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congregação “Propaganda Fide” abre museu missionário em Roma
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/12/2010
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Facciata Borromini.jpg
Congregação “Propaganda Fide” é um dos mais antigos dicastérios da Cúria Romana

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 09-12-2010, Gaudium Press) A partir de amanhã, Roma se enriquece com um novo museu. No centro histórico da cidade, a Congregação “Propaganda Fide” abre o “Museu Missionário”, situado no antigo prédio do dicastério, próximo à Praça Espanha.

Segundo o Vaticano, o novo museu, que reúne materiais de 400 anos de história, pretende levar parte da história da evangelização católica em diversas partes do mundo.

A Congregação “Propaganda Fide” – hoje Congregação para a Evangelização dos Povos – é um dos mais antigos dicastérios da Cúria Romana. Foi instituída pelo Papa Pio V em 1599 para as missões nas Índias Orientais, para os ítalo-grecos e para os assuntos eclesiásticos em novos territórios protestantes na Europa. Hoje a sua atividade compreende algumas regiões das Américas, quase toda a África, o Oriente Médio e partes da Oceania.

O museu está dividido em nove grandes salas e compreende a visita a duas capelas: uma dedicada a Newman, e a dos Reis Magos.

O percurso do museu começa com a “sala do Mapa-múndi”, onde é apresentada a história da Congregação e das suas missões no mundo. Pela primeira vez serão apresentados ao público cerca de 10 mil fotografias em preto-e-branco do arquivo da Agência Fides, que faz parte das atividades da Congregação.

Outros destaques são a “Biblioteca Barberini”, com uma monumental estante de livros antigos, a “Pinacoteca” e a Capela dos Reis Magos. Outro lugar de destaque no novo museu é a “Capela Newman”, onde o cardeal ex-anglicano, recentemente beatificado por Bento XVI, viveu e estudou e inclusive celebrou sua primeira missa católica.

Cappella Re Magi2.jpg
Capela dos Reis Magos: um dos destaques do novo museu missionário

O prédio e os cômodos foram completamente reestruturados para abrigar o museu, que tem 1250 metros quadrados no total. O processo de restauro durou cinco anos e custou cerca de 15 milhões de euros, sendo que somente a preparação das salas para o museu em si custou mais de um milhão – custo elevado devido ao terreno “alagado” onde se encontra o prédio.

O novo “Museu Missionário de Propaganda Fide” estará aberto ao público em Roma a partir de amanhã até o dia 23 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 14h30 às 18horas. A partir do dia 1º de janeiro, abre às segundas, quartas e sextas, das 14h30 às 18 horas. A entrada custa 8 euros.

 

 
Comentários