Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Seminário de Comunicação reúne Bispos sul-americanos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Sexta-feira, 22-08-2014, Gaudium Press) Como transmitir o Evangelho através das novas linguagens da tecnologia da informação, será a interrogação que os Bispos da Colômbia, Venezuela e Equador abordarão no seminário sobre comunicação que ocorrerá em Bogotá entre os dias 06 a 09 de setembro próximo, promovido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), em união com o Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). 

view (1).jpg

O seminário, que reunirá os prelados sul-americanos na Casa de Encontros São Pedro Claver na capital colombiana e leva por tema “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” -inspirado na mensagem do Papa Francisco para a 48ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais- tem por objetivo olhar mais além do conceito ‘instrumental’ dos meios de comunicação e favorecer a comunhão e colegialidade episcopal “acrescentando entre os Bispos algumas capacidades técnicas, teóricas e discursivas diante do novo ‘ambiente comunicativo’ e o novo cenário social”, como sublinha o PCCS em informação sobre o seminário.

Por ocasião deste encontro, o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio María Celli, através de uma vídeo mensagem saudou aos Bispos colombianos, venezuelanos e equatorianos, convidando-os a participar do seminário e alentando-lhes a refletir sobre os desafios da Evangelização através dos novos meios de comunicação social.

Descobrir a vocação comunicativa

“Não será um seminário de tecnologia. É induvidável, necessitamos ter conhecimentos tecnológicos para compreender o que está acontecendo neste setor no mundo. Mas o mais importante para mim é descobrir nossa vocação comunicativa (…) A Igreja está convidada para anunciar a Jesus Cristo e seu Evangelho. Esta é a missão que temos desde séculos. A Igreja existe, sua razão de ser é anunciar a Jesus Cristo e seu Evangelho. Mas é induvidável que em seu caminho a Igreja aproveitou todas as possibilidades que as tecnologias do momento lhe oferecem”, diz Dom Celli.

A Igreja está chamada a anunciar o mais precioso que tem em suas mãos: O Evangelho

Mais adiante também recordou que as novas tecnologias estão dando origem a um ambiente de vida onde vivem milhões de pessoas “e a Igreja -sua tarefa, a qual lhe foi confiada por Nosso Senhor Jesus Cristo- etá chamada nesta contextualidade, neste mundo em que vivemos, a anunciar o mais precioso que tem em suas mãos, que é o Evangelho de Jesus”.

Para isso -continua o Presidente do PCCS- “é induvidável que teremos que descobrir quais são as dimensões verdadeiras das tecnologias atuais e que efeitos produzem, que linguagens novas originam”.

“Nós estamos chamados a aprender um pouco mais disto, para redescobrir todos juntos que nosso caminho é aquele de aprender uma linguagem para que a Palavra de Jesus, para que sua pessoa mesma, possa estar presente nesta contextualidade onde vivem milhões de homens e mulheres. É nesta dimensão que temos que anunciar o Evangelho”, acrescenta Dom Celli. 

view (2).jpg

Logo continua: “Amigos meus e irmãos meus, eu creio que aqui está o grande desafio para a Igreja, mas ao mesmo tempo sua maior oportunidade”.

Comunicação é Comunhão Eclesial

Ao concluir a vídeo mensagem o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais também assinala que o seminário será ocasião para redescobrir de novo que na Eclesiologia está a base da comunicação, já que a Igreja “se abre ao mundo, mostra simpatia ao homem e a mulher de hoje, sai a acolher, sabe compreender, sabe compartilhar”.

“Tudo isto, amigos meus, é comunicação. Mas ao mesmo tempo temos que recordar que para nós, comunicação é algo mais que informação. E dentro da Igreja compreendemos mais que comunicação é comunhão eclesial”, finaliza.

Além de Dom Claudio María Celli, durante o seminário também estarão presentes como conferencistas Dom Adalberto Martínez, Bispo Castrense de Paraguai e Presidente do Departamento de Comunicação do CELAM; e Dom José Maria Gil Tamayo, Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola, entre outros convidados. (GPE/EPC)

 

 
Comentários