Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha acolhe jornadas sobre “A Beleza Evangelizadora da Liturgia”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Múrcia – Espanha (Quinta-feira, 11-09-2014, Gaudium Press) “A evangelização gozosa se volta para a beleza na liturgia em meio da exigência diária de difundir o bem. A Igreja evangeliza e se evangeliza a si mesma com a beleza da liturgia, a qual também é celebração da atividade evangelizadora e fonte de um renovado impulso donativo”, inspirada na Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco a Espanha acolherá entre os dias 14 a 17 de outubro as Jornadas Nacionais de Liturgia.

a_beleza_evangelizadora_da_liturgia.jpg
“A Igreja evangeliza e se evangeliza a si mesma com a beleza da liturgia”,
Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Evangelii gaudium’
/ Foto: Gustavo Kralj-Gaudium Press.

Promovidas anualmente pela Comissão Episcopal de Liturgia da Conferência Episcopal Espanhola, as jornadas de 2014 levarão por tema “A beleza evangelizadora da liturgia”. O evento ocorrerá na Casa de Exercícios “Sagrado Coração” de Guadalupe em Múrcia, com a participação dos responsáveis e delegados de Liturgia das Dioceses espanholas.

Estas jornadas começarão na tarde do dia 14 de outubro com a oração de abertura e a saudação aos participantes presidida por Dom José Manuel Lorca Planes, Bispo de Cartagena, em companhia de Dom Julián López Martín, Bispo de León e Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia. Após isso, Dom Lorca Planes ministrará a palestra “Evangelizar missão essencial e tarefa permanente da Igreja”, que ocorrerá às 18h.

O encontro continuará no dia 15 com as palestras “Da Evangelii nuntiandi à Evangelii Gaudium”, que será ministrada Dom José Román Flecha Andrés da Universidade Pontifícia de Salamanca; “A homilia evangelizadora: conteúdo” a cargo de Dom Antonio Lizcano Ajenjo, Cônego da Catedral Basílica da Cidade Real; e “Arte e celebração a serviço do Mistério: espaço litúrgico, sinais, ritual”, que guiará o Padre Ignasi Fossas Colet, osb, do Mosteiro de Montserrat, Barcelona.

Temas como “A força evangelizadora da piedade popular: referência para a liturgia?” e “A música na liturgia, chaves de sua função no contexto evangelizador”, também serão abordados durante o segundo dia das jornadas.

Para o dia 16 de outubro estão previstos vários encontros em torno dos temas “Liturgia e beleza: A via pulchritudinis na liturgia”, “Celebrar nos cinco sentidos”, e “A homilia evangelizadora: a importância do ‘como’ ou da forma”. As jornadas serão encerradas no dia 17 após a apresentação da palestra “Evangelizar em uma nova cultura. Desafios e possibilidades”, que oferecerá Dom Raúl Berzosa Martínez, Bispo da Cidade Rodrigo.

O caminho da beleza par anunciar o Evangelho

Foi o Papa João Paulo II em novembro de 2004 que também falou sobre o “caminho da beleza” para anunciar o Evangelho à sociedade de hoje. De acordo com o Santo, “o caminho da beleza é o itinerário privilegiado para o encontro entre a Fé Cristã e as culturas de nosso tempo”, assim como “um instrumento precioso para a formação das jovens gerações”, assim o expressou o Pontífice no discurso que dirigiu então aos participantes da Sessão pública das Academias Pontifícias.

Naquela ocasião, São João Paulo II também disse: “O testemunho dos cristãos, se quer ter incidência na sociedade moderna, não pode deixar de alimentar-se de beleza para converter-se em eloquente transparência e a beleza do amor de Deus”. Por isso que a tarefa dos intelectuais, sobretudo dos artistas, está orientada a “alimentar o amor por tudo o que é autêntica expressão do gênio humano, reflexo da beleza divina”. (GPE/EPC)

 
Comentários