Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Escócia propõem aos jovens um final de semana no mosteiro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Elgin – Escócia (Sexta-feira, 10-10-2014, Gaudium Press) Os jovens da Escócia poderão fazer uma pausa em suas vidas e deixar de lado por um final de semana suas atividades habituais e as abundantes distrações do mundo para viver uma experiência excepcional: passar um final de semana em um mosteiro e conhecer em primeira mão a experiência daqueles que consagraram sua vida a Deus nesta vocação especial. Trata-se dos Retiros de Experiência Monástica, que ocorrerão na cidade de Elgin na Abadia de Pluscarden e o Convento de Greyfriars.

igreja_na_escocia_gaudium_press.jpg

Os jovens poderão viver uma extraordinária
experiência de oração e vida comunitária
no interior dos mosteiros. Foto: Interior do
templo da Abadia de Pluscarden,
por Tom Parnell.

A condição que se solicita aos jovens é que sejam solteiros e que estejam dispostos a viver um ambiente de oração pessoal, participação na Eucaristia e no Ofício Divino, e submeter-se aos horários e o estilo de vida dos monges e das religiosas. Os jovens poderão falar com os religiosos e assistirão a algumas palestras sobre a vida consagrada e o carisma próprio das comunidades.

“Esta é uma experiência rara e única”, motivou o Padre Benedict Hardy, OSB, Prior e Diretor de Vocações da Abadia de Pluscarden. “Nosso último retiro de experiência monástica aqui foi em 2007”. Apesar do retiro ser complemente separado para homens e mulheres, cada grupo terá a oportunidade de conhecer o outro mosteiro e ambos compartilharão uma refeição no Convento de Greyfriars onde avaliarão a experiência. “Há uma boa amizade entre os Beneditinos e as Dominicanas aqui em Elgin e estamos felizes de compartilhar com aqueles que assistirão aos retiros”, expôs a Irmã Anna Christi, OP, Superiora do Convento.

A Abadia beneditina de Pluscarden segue o carisma de oração e contemplação acunhado por São Bento no célebre lema “Ora et labora”. Os monges seguem a prática da oração da totalidade do Ofício Divino, congregando-se a cantá-lo sete vezes por dia. O Convento de Greyfriars segue por sua vez a espiritualidade dominicana que busca contemplar a Deus para transmitir aos outros os frutos da dita contemplação (Contemplare et contemplata aliis trader). Seus membros são religiosas provenientes da Congregação de Santa Cecília no Tennessee (Estados Unidos) e se dedicam à oração, o estudo e o ensinamento da doutrina católica. (GPE/EPC)

 
Comentários