Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A Igreja é missionária por sua natureza”, destaca Arcebispo de São Paulo em artigo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Sexta-feira, 17-10-2014, Gaudium Press) A Igreja Católica no Brasil celebrará neste próximo domingo, dia 19 de outubro, a Jornada Missionária Mundial, onde em todos os anos, somos lembrados que fazemos parte de um povo missionário, enviado por Jesus Cristo ao mundo inteiro, a todos os povos, para anunciar o Evangelho do Reino de Deus, de acordo com o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.cardeal_dom_odilo_pedro_scherer _gaudium_press.jpg

“A Igreja é missionária por sua natureza e o anúncio do Evangelho deve ser, por isso, a primeira preocupação e a mais importante ocupação dos membros da Igreja e das organizações eclesiais”, disse Dom Odilo.

Após citar a orientação fornecida pela Conferência de Aparecida de 2007, sobre “ir além de uma pastoral de conservação e a fazer uma verdadeira ‘conversão pastoral’ no sentido missionário, o purpurado afirmou que na exortação apostólica Evangelii gaudium, “o Papa Francisco nos recordou que devemos ser uma Igreja ‘em saída’, no meio do povo, onde a vida acontece” e “não devemos estar ocupados apenas com a gestão das questões da vida interna da Igreja, mas ter sempre presente que existimos para a missão”.

Segundo o Cardeal Dom Odilo, a vocação missionária pode ser realizada de diversos modos, como, por exemplo, através do anúncio explícito do Evangelho, “convidando a acolher de coração aberto a Palavra de Deus e a converter-se a ela; pelas várias formas de catequese e formação cristã; pela celebração da Liturgia e a participação na eucaristia dominical, pela transmissão da Fé em família” e acolhendo os que ainda estão distantes do Evangelho de Cristo, pois “a missão ‘a todos os povos’ nunca pode ser perdida de vista pelos cristãos e católicos, pois todos têm o direito de conhecer a Boa- Nova de Jesus Cristo”.

Além disso, o Arcebispo de São Paulo destacou que a “missão realiza-se também através do testemunho de Fé, esperança e caridade, pelo serviço ao próximo em nome de Cristo, sobretudo aos mais necessitados de ajuda e solidariedade”, bem como “pelo empenho corajoso na justiça social e em edificar o mundo conforme Deus”.

“Os santos são os melhores missionários. Neste ano, já tivemos a canonização do missionário São José de Anchieta, que está nas origens da cidade de São Paulo e da Igreja nesta cidade. E, no próximo dia 25 de outubro, teremos na Catedral da Sé, de São Paulo, a beatificação de mais uma missionária: a serva de Deus, Assunta Marchetti, co-fundadora das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu (Scalabrinianas)”, lembrou. (LMI)

 
Comentários