Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Conta do Papa no Twitter ultrapassa os 300 mil seguidores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-12-2014, Gaudium Press) A conta oficial do Papa Francisco em latim, @pontifex_ln, superou os 300 mil seguidores. A conta foi a novena oficial do Pontífice, e se inaugurou no dia 17 de janeiro de 2013.

Conta do Papa no Twitter ultrapassa os 300 mil seguidores.jpg

O primeiro tuíte dizia: “Teu ingresso na página Twitter oficial do Sumo Pontífice é muito grato”. (“Tuus adventus in paginam publicam Summi Pontificis Benedicti XVI breviloquentis optatissimus est”).

Esse número é superior aos seguidores das contas em língua árabe (165.000) e alemã (226.000) e aproxima-se à francesa (320.000) e polonesa (309.000).

Em uma entrevista à Rádio Vaticano, o professor Ivano Dionigi, Presidente da Pontifícia Academia de Latinidade instituída por Bento XVI comentava então assim esta iniciativa:

“A primeira impressão é a de que (o Papa emérito) é um homem distante do mundo. Pelo contrário, está precisamente ‘in media res’, usando o meio de comunicação que mais rapidamente, de maneira mais eficaz, chega a todos. Isto me parece um bom sinal: além do mérito em si do latim, precisamente o veículo que usa”.

“Além disso, digo uma coisa muito simples que pode parecer uma dissonância: Twitter para o latim. Eu recordo isto: todos temos correio eletrônico; pois bem, a arroba, @, é o “ad”. Todos creem que é inglês, mas é “ad”. Também a arroba do correio eletrônico é latim!”.

O acadêmico apontava também a relação entre a concretização do latim, e os espaços reduzidos do Twitter: “O latim, se nos atemos ao Twitter, precisamente por essa rigidez do número de caracteres, ‘casa’ muito bem, porque é a língua da concisão por excelência, por antonomasia. Também aqui, conhecer um pouco a estrutura do latim, tão sintética, creio que aqueles que amam o Twitter se encontrarão em boa companhia com o latim”.

Realmente, o êxito da língua tradicional da Igreja nessa conta do Papa, mostra que o latim tem seu espaço ganho nas redes. (GPE/EPC)

 
Comentários