Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Paróquia de Goioxim se prepara para festa de São Sebastião
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/12/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Goioxim – Paraná (Quarta-Feira, 10/12/2014, Gaudium Press) A Paróquia São Sebastião da cidade de Goioxim, pertencente à Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, se prepara para a nona edição da festa em honra a seu padroeiro. As atividades terão início no dia 9 de janeiro de 2015, tendo como tema principal “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, que é um Documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sob o número 100.Paróquia de Goioxim.jpg

Em preparação para a festa a paróquia promoverá uma novena, que será realizada sempre às 19h. O primeiro encontro acontecerá no dia 9 de janeiro, com o tema “A conversão Pastoral da Paróquia” (Doc 100). A pregação será do Padre Sérgio Ribeiro Catafesta. No sábado, dia 10 de janeiro, os participantes poderão refletir sobre o assunto “Sinais dos Tempos e Conversão Pastoral” (Doc 100). A assessoria será do Padre Agenor Batista França.

No dia 11, terceiro encontro da novena, o Padre Joaquim Bernardo da Rocha falará sobre o tema “Palavra de Deus, Vida e Missão nas Comunidades” (Doc 100). Na noite seguinte, no dia 12, o Padre Acácio Evêncio de Oliveira fará uma reflexão sobre a temática “Surgimento da Paróquia e sua evolução”. Já no dia 13, o tema “Comunidade Paroquial” (Doc 100) será apresentado e meditado pelo Padre Gilson José Dembisnki.

Os demais encontros da novena serão realizados da seguinte forma: dia 14, o Padre Sebastião José Gulart abordará o tema “Sujeitos e tarefas da conversão paroquial” (Doc 100); dia 15, o Padre Erondi Alves da Silva meditará sobre o assunto “Proposições Pastorais” (Doc 100); dia 16, o sacerdote Felipe Fabiane refletirá sobre “O mundo Atual: Esperança e angústias” (Doc 107); dia 17, o tema “O sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos missionários” (Doc 107) será apresentado pelo Padre Edinaldo Mendes (São Paulo).

No dia da festa, dia 18 de janeiro, o tema central será “A ação transformadora na igreja e no mundo” (Doc 107). Às 9h, acontecerá a saída da imagem de São Sebastião com os padroeiros da Comunidade São José – Goioxim. Em seguida, às 10h, haverá a Missa Solene, na Igreja Matriz. O celebrante será o Padre Sebastião Pereira. Ao meio-dia, será servido um almoço de confraternização. A partir das 13h, será realizados os festejos populares.

Ainda no dia 20 de janeiro, a comunidade promoverá uma confraternização em honra ao padroeiro, com o tema “São Sebastião nosso padroeiro”. O pregador do dia será o Padre Jean Patrik Soares. Ao meio-dia, haverá almoço de confraternização.

São Sebastião Mártir

Sebastião nasceu na França, no final do século III depois de Cristo, e ainda pequeno mudou-se com a família para Milão, onde cresceu e foi educado sob princípios do cristianismo. Nessa época, a região era dominada pelo Imperador Diocleciano, que, como seus antecessores perseguia os cristãos por estes serem considerados inimigos do Estado.

Quando jovem, ele se alistou no serviço militar de Roma e tornou-se um dos oficiais prediletos do Imperador e comandante de sua guarda pessoal. Mas, secretamente e valendo-se de seu alto posto militar, Sebastião fazia visitas frequentes aos cristãos que se encontravam presos para serem levados ao Coliseu, em que seriam devorados por leões ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de consolo e de ânimo – fazendo-os acreditar na salvação da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo -, Sebastião ajudava os prisioneiros a enfrentar o martírio.

Mas a fama de benfeitor dos cristãos logo se espalhou e fez com que Sebastião fosse denunciado ao Imperador por um soldado. Diocleciano, que perseguia e expulsava os cristãos de seu exército, foi mais tolerante com o oficial predileto. E mesmo diante de tal traição, o Imperador ainda tentou fazer com que Sebastião renunciasse ao cristianismo. Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito a apelação. Diocleciano, então, deu ordem a seus soldados para o alvejarem com flechadas e depois o deixarem sangrar até morrer. (FB)

 
Comentários